Na semana com quatro eventos do Startup Weekend, um deles ocorreu no sul de Minas Gerais, em Santa Rita do Sapucaí. O Startup Weekend Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações, que tem sede na cidade) foi para Santa Rita pois ela representa um pólo de inovação, com mais de 150 micros e pequenas empresas de tecnologia.
Arthur Mendes, 21, estudante de engenharia da computação na Unicamp, estava na equipe vencedora e falou com o Startupi pelo telefone. O empreendedor afirma que o clima do evento estimula a competitividade. “A concorrência foi forte, tinha ideias bem trabalhadas. É realmente um evento muito competitivo. São 50 horas muito intensas”, afirma.
Sua empresa, a Talugo, era a partir da ideia de alugar itens de uso pontual. “A ideia era suprir necessidades pontuais de objetos para você não ter que comprar esses itens, além de ser uma fonte de receita alternativa pra quem já comprou o mesmo item”, afirma Mendes.
O empreendedor afirma não saber se vai levar adiante a empresa. “Estamos discutindo porque boa parte dos integrantes [do grupo da Talugo] é de Santa Rita de Sapucaí e Itajubá, mas eu estou de Campinas e a idealizadora em Salvador, então teremos que ver se seria possível toda essa logística, mas temos recebido muitos feedbacks positivos. Recebemos até propostas de possíveis investimentos, mas ainda está sujeito a discussão levar ou não a empresa adiante”, explica o estudante.
O evento era de tema livre, mas pela predisposição da cidade por empresas de tecnologia, foi esse tipo de empresa que se sobressaiu no evento, disse a organização. Participaram do evento 120 startupers.