A Superlógica, desenvolvedora de software para gestão e controle de assinaturas, lançou o o e-book “Como gerir e atrair assinantes na economia da recorrência“, disponível para download gratuito. A ideia é ajudar empreendedores que trabalham com modelos de negócios baseados em assinaturas e ainda precisam atrair novos assinantes.
O material foi especialmente desenvolvido para quem vende software as a service (SaaS), clubes de assinaturas, agências digitais e escritórios de consultoria em geral. Na busca por novos assinantes, as empresas devem, antes de tudo, definir de forma muito clara qual público desejam atingir.
Baseado no público-alvo traçado, o próximo passo é definir quais os canais nos quais esforços de atração serão feitos – além de definir metas, objetivos e métricas a serem acompanhadas. Sobre métricas, o e-book mostra quais devem ser acompanhadas de perto em um negócio baseado em assinaturas – como a taxa de cancelamento (churn), por exemplo.
“A economia da recorrência apresenta inúmeros desafios e oportunidades. Se ao mesmo tempo é ótimo possuir uma carteira de clientes recorrentes, os desafios são enormes – desde conquistar até fazer a gestão da inadimplência e a geração das cobranças”, afirma Carlos Eduardo Moura, diretor da unidade de negócios baseados em assinaturas da Superlógica.
Os benefícios deste modelo de negócio são claros: redução do custo de aquisição de clientes, faturamento recorrente e previsível, além de fluxo de caixa e estoques estáveis. E a proximidade com o cliente e possibilidade de vender outros itens (crosssells ou upsells) ou aumentar o ticket mensal.
O diretor da Superlógica aponta que há um franco crescimento no número de negócios recorrentes no Brasil – desde as empresas de software, que trabalham cada vez mais na modalidade software as a service, até os clubes de assinaturas de produtos.
O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.