A startup de nome curioso Livmango foi lançada em janeiro por André Dowsley, um brasileiro, filho de funcionário da ONU que cresceu fora do Brasil. O que alguém de um meio influente tem que todos nós reles mortais temos muita dificuldade de alcançar? Não, não estou falando de dinheiro. Contatos. Pensando nisso, o empreendedor criou uma empresa que facilita o diálogo entre empreendedores e investidores. E mais, Dowsley vai além. O empreendedor quer fazer com que a Livmango seja uma maneira para as startups conseguirem clientes fora do Brasil.
Veja abaixo principais trechos da conversa com o empreendedor.
Criação da empresa
Gosto de dizer que sou um colecionador de contatos. Meu pai era alto funcionário da ONU no exterior e por isso fui alfabetizado em francês, morei em alguns países e estudei minha vida inteira na escola francesa. Com isso acabei fazendo amizade com filhos de pessoas influentes. Após atingir a maioridade, resolvi abrir uma empresa de serviços para diplomatas, o que me possibilitou conhecer várias pessoas deste meio. Resolvi então mudar o foco e comecei a intermediar negócios internacionais, como commodities (açúcar, soja, feijão etc.) entre outras coisas. Isto me deu a oportunidade de conhecer grandes empresários ao redor do mundo.
A ideia de criar a Livmango nasceu ao perceber duas coisas:
1- Primeiro a dificuldade em conseguir investimento por parte dos empreendedores brasileiros. O Brasileiro possui grandes ideias, mas infelizmente a grande maioria não sobreviverá por falta de capital. Atribuo grande parte deste problema o fato do brasileiro não possuir a cultura de investir em projetos embrionários ou até mesmo na etapa inicial.
2- Segundo, percebi que alguns dos meus contatos sempre me perguntavam se eu conhecia algum projeto interessante no Brasil para indicar. Foi aí que surgiu a ideia de utilizar meus contatos para conseguir investimentos para projetos
Livmango
A Livmango é uma plataforma criada para facilitar o contato entre empreendedores e investidores. O usuário cadastra sua startup ou invenção gratuitamente em nosso site e assim utilizamos nosso portfólio de contatos para buscar um investidor ou cliente compatível.
Acreditamos que este modelo adotado seja bastante eficaz para poupar tempo para os investidores ou empresários, já que eles poderão visualizar diversos projetos em um só lugar.
O objetivo da Livmango não é apenas trazer investimentos para os empreendedores, mas também conseguir possíveis clientes no exterior para vender seus serviços.
Além disso
Além das startups, aceitamos também invenções e projetos embrionários.
Hoje existem fundos de investimentos estrangeiros no Brasil e programas de financiamento do governo federal, mas sejamos sinceros, as vagas são limitadas e a burocracia é imensa.
Agora me diga, o que vai acontecer com os projetos que não conseguirem uma vaga nestes programas? A grande maioria não sairá do papel ou não conseguira sobreviver. Nosso foco não são os fundos de investimentos e sim empresários e investidores estrangeiros com capital sobrando para investir em novas ideias.
Clientes
A Livmango foi lançada há pouco tempo, por isso possuímos apenas quatro startups. Estamos fechando uma parceria com a ANI (associação Brasileira de Inventores, que possui mais de mil invenções) entre outras parcerias. Nossa prioridade neste momento é a captação de novas startups e invenções.
Futuro
Por ser uma plataforma nova, primeiro queremos nos estabelecer no mercado e nos tornar referência. Já a longo prazo, nossa ideia é abrir filiais em outros países.