O Google lançará, em duas semanas, o kit de desenvolvimento (SDK) para dispostivos wearables (ou tecnologias vestíveis) que rodam Android. A novidade foi anunciada por Sundar Pichai, chefe das divisões Android e Chrome na empresa, durante o SXSW.
O Google enxerga os wearables como plataformas simples, que devem rodar versões menos robustas do Android, mas que se comunicam com plataformas um pouco mais complexas, como smartphones e tablets.
Pichai traçou um paralelo entre a evolução dos ecossistemas de smartphones e wearables. Por muito tempo os smartphones foram um complemento dos computadores. Agora, que os aparelhos já evoluíram bastante, eles acabam sendo como os computadores de muitas pessoas, enquanto os wearables se tornam os novos complementos.
O maior desafio para o Google e os desenvolvedores no momento é criar um padrão de comunicação, algo que normatize a forma que os dispositivos enviam informações aos smartphones.
Se o Google sair bem sucedido nesta missão, é provável que as fabricantes optem por trabalhar com o Android. Já há rumores de que a empresa trabalha em relógios inteligentes com a LG e com a Motorola.
Via The Verge