A primeiro Startup Weekend Education da América Latina aconteceu no último sábado em território Campus Party. Os participantes do projeto tinham que criar uma startup voltadas para educação em 54 horas e apresentá-la para uma banca avaliadora que escolheria a melhor entre os competidores. No último sábado, elas foram apresentadas e o vencedor anunciado.
Conheça as ideias:
A primeira startup apresentada foi a Good to Go. A ideia do grupo era resolver o problema de estagnação do aprendizado de inglês no mercado corporativo. Eles pretendem melhorar a prática e a avaliação do inglês com telefonemas surpresas. O cliente, no caso a empresa que quisesse aprimorar o inglês dos funcionários, poderia escolher entre pacotes de 5, 10 e 20 ligações por mês. O estudante em questão poderia escolher os melhores períodos para a ligação e se o treino seria em tópicos específicos ou não.
O projeto Curió fez sua apresentação em seguida e consistia numa ferramenta para criar documentários. É basicamente um buscador que acha imagens e informações de fontes confiáveis e junta tudo numa apresentação que seria um documentário. É um recurso em vídeo para estimular os alunos e daria autonomia para o estudante.
O TV Joca é criado a partir do jornal impresso já existente voltado para o público infantil. Ele vem ajudar a resolver o problema da falta de canais de notícias com linguagem infantil. O programa escolheria as matérias para compor o jornal online a partir de vídeos enviados pelas escolas.
O quarto projeto apresentado foi o Estudera, uma plataforma de respostas para dúvidas comuns entre os estudantes. Os estudantes muitas vezes sentem dificuldade de resolver questões sozinhos, a plataforma ajudaria na solução e contaria com o apoio de professores especializados. Seria uma fonte segura para estudantes do Ensino Médio e Fundamental.
O último projeto apresentado foi o 21 Skills, que busca apresentar uma solução para a escassez de gerentes no mercado com um plano para que universidades especializem mais suas formações e entreguem mais líderes para o mercado. Essa formação seria a partir de um plano de dinâmicas e avaliações específicas aplicadas pelos professores.
O projeto vencedor foi o TV Joca (foto em destaque da equipe com os jurados). Em segundo lugar ficou o Good to Go e o Curió levou o terceiro lugar.