A MaxMilhas, startup voltada ao mercado de milhas aéreas, e a Arco, e-commerce via Instagram, foram as grandes vencedoras do prêmio Info Start 2013, cuja realização é assinada pela Revista Info, da Editora Abril.
A MaxMilhas faturou a categoria 16 bits, na posição de melhor empresa de base tecnológica em pleno funcionamento. Já a Arco ganhou a categoria 8 bits, melhor empresa de base tecnológica com protótipo funcional, porém sem passar por rodadas de investimento.
De acordo com o comunicado oficial do evento, cada startup ganhou quatro rivais em sua categoria para ser premiada com R$ 20 mil em serviços do patrocinador Locaweb, além de MBA na FIAP, um smartphone Moto X e reportagem sobre a empresa na edição de dezembro da revista.
A MaxMilhas aposta no mercado de planos de milhagens das companhias, que por ano deixam R$ 30 bilhões em viagens expirar. A startup faz o elo entre o passageiro que busca bilhetes mais baratos e as pessoas que querem vender milhas das três principais companhias aéreas – GOL, TAM e Azul.
Pelo site, o comprador escolhe o destino, a companhia aérea e calcula a quantidade de milhas necessárias para baratear a viagem. O vendedor estabelece um preço pelas milhas, e o MaxMilhas cobra uma taxa pela transferência.
A Arco, por sua vez, oferece um sistema de compra e venda de produtos dentro do Instagram.
Para usar o sistema da Arco, compradores e vendedores precisam fazer um cadastro inicial e único no site. Depois, a empresa conecta as contas no Instagram. O vendedor posta uma foto e usa a hashtag “comprar” para avisar que o produto está à venda. Basta o comprador comentar para que a venda seja concretizada.
O comprador é isento de qualquer custo. O vendedor paga 5,5% de cada transação completada. A ideia da startup paulistana é atingir todas as redes sociais futuramente.
(Na foto, os profissionais de ambas as startups premiadas; crédito divulgação)