O próximo Startup Weekend, que terá foco no público universitário, terá como um de seus mentores Rodolfo Ohl, diretor da SurveyMonkey no Brasil e figura conhecida do ecossistema de startups. Rodolfo vai se juntar a Paulo Floriano (com quem já conversei) para dar conselhos aos universitários que querem abrir uma empresa.
Entre os tópicos a serem abordados pelo executivo está a importância da pesquisa (negócio principal da Survey Monkey) para a obtenção de sucesso em negócios. Pedi que ele montasse para nós um textinho dando um gosto do que será contado aos que estarão presentes no evento.
Agora, passo a palavra pro Rodolfo!
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No final do milênio passado e começo deste, antes da popularização da internet e do avanço da web 2.0, era comum vermos empreendedores lançando startups no escuro, confiando apenas em suas grandes ideias, com pouca ou nenhuma interação com o público-alvo no processo de desenvolvimento do negócio.
Em alguns casos, o negócio desses empreendedores era assertivo e a startup prosperava. Em outros, no entanto, descobriam tardiamente que os potenciais clientes não estavam interessados no produto/serviço oferecido. Apesar de tecnicamente excelentes, eles não obtinham êxito comercial e, assim, se despediam do mercado.
Atualmente, com o avanço tecnológico e diversos recursos online disponíveis, muitas ferramentas são desenvolvidas para aumentar a interação entre empresa e cliente e transformá-lo em peça fundamental no processo de desenvolvimento do negócio, por meio da constante interação e busca por feedback. Assim, é possível adequar o produto ou serviço às reais necessidades do mercado e do seu público-alvo, reduzindo as chances de falha.
A aplicação da pesquisa de mercado por meio de questionários online é uma das novas ferramentas que os empreendedores podem usar e abusar para viabilizar o diálogo com seus clientes em potencial. De forma rápida e prática, não mais como antigamente quando era preciso investir mais (tempo e dinheiro), é possível traçar um perfil do mercado e do público-alvo para definir o caminho do negócio.
Com diversas interações no processo de desenvolvimento do negócio, muitas ideias aparentemente brilhantes caem por terra. Muitas vezes, características que pareciam essenciais são descartadas, e outras impensadas são adicionadas, levando em consideração o tipo de negócio e solução que o mercado deseja.
Alguns detalhes, porém, são essenciais para obter sucesso na pesquisa e atingir o resultado esperado. A sua concepção e a formulação dos questionários são de fundamental importância para garantir respostas que vão auxiliar o empreendedor no desenvolvimento de seu negócio. Por isso, ao aplicar a pesquisa online é importante considerar alguns pontos importantes:
- Defina a proposta de valor inicial e os segmentos de clientes que a sua empresa pretende atender;
- Verifique até que ponto a solução proposta que está desenvolvendo atende às necessidades e desejos de cada um dos segmentos de clientes;
- Pergunte o que eles mais e menos gostaram da sua proposta de valor;
- Busque entender como comparam a sua proposta com o que já é oferecido no mercado, questionando se ele conhece alguma solução que lhe parece familiar com a sua proposta e qual seria;
- Faça perguntas discursivas para entender alguns pontos relevantes, como por exemplo: que tipo de cliente poderia se beneficiar desta solução, qual é o principal benefício na utilização de um produto/serviço como esse, qual seria a melhor forma de comunicar/divulgar esta solução, etc.
Diversas pesquisas são realizadas de forma rápida e prática no processo de concepção e desenvolvimento de um novo negócio. O objetivo é validar ou refutar hipóteses, levando em consideração o que o mercado deseja e verificando se ele atende as premissas e objetivos dos empreendedores. Este método economiza tempo e esforço e aumentam a chances de sucesso ou aceleram o processo de fracasso, uma vez que permite ter uma noção prévia da aceitação do público.