Fundada pelos brasileiros Guilherme Bastos e Hélcio Nobre e pelo indiano Abhijit Das em março de 2011, a Dabee é uma empresa global com sede no Vale do Silício, na Califórnia e possui escritórios em São Paulo e Bangalore, na Índia. Os sócios trazem expertise conquistadas por suas atuações no eBay e PayPal, quando entenderam a necessidade para esse nicho do mercado. A inclusão de produtos no Dabee é livre, assim como a cotação de produtos.
A empresa recebeu investimento da Monashees e de vários investidores-anjo no Brasil, Índia, Chile e Estados Unidos. Atualmente, as maiores partes das operações são feitas por brasileiros, mas o Dabee já entregou produtos em mais de 50 países, como Chile, México, Índia, Espanha, Austrália e Canadá.
A Dabee, site de social commerce que combina redes sociais e comércio eletrônico, lança plataforma que ajuda usuários a descobrir e comprar produtos de qualquer lugar do mundo, por meio da colaboração de “curadores” ou “especialistas em produtos” que selecionam tais novidades para os visitantes da Dabee. O site traz artigos em segmentos variados, como eletrônicos, games, música, moda, beleza, automotivo, esportivo e utilidades domésticas. A ideia é oferecer peças que ainda não foram lançadas ou vendidas no Brasil e, assim, trazer tendências de outros países
A plataforma oferece conteúdo em português e o diferencial de dar a opção de pagamento parcelado, incluindo o valor do imposto de importação e a entrega do produto em domicílio, sem a necessidade do comprador se preocupar com qualquer liberação alfandegária.
“Como moramos há algum tempo nos Estados Unidos, tivemos a ideia do site quando chegávamos de lá, com algum produto que não tinha no Brasil e voltávamos com uma lista enorme de encomendas. Aliás, toda vez que viajo para algum lugar do mundo, amigos e parentes preparam listas de pedidos, o que é muitas vezes um problema para os viajantes”, afirma Guilherme Bastos, CEO da Dabee. Para resolver este problema, a Dabee montou um time com vasta experiência no Vale do Silício. Os fundadores da empresa possuem graduação em Stanford e deixaram a carreira de executivos na eBay e PayPal para lançaram a Dabee.
A empresa recebeu recentemente um aporte de capital liderado pela Monashees Capital, empresa de venture capital que investe nos melhores empreendedores nos espaços de Internet e educação. Participaram também investidores-anjo do Brasil, Índia, Chile e Estados Unidos. Para gerenciar as atividades no País, a empresa conta com Tomás Penido, executivo de comunicação digital com mais de dez anos de experiência neste mercado.
Por meio do site, os usuários criam vitrines de descobertas, chamadas de colmeias, e incluem produtos únicos disponíveis em diversas lojas virtuais do mundo todo. Qualquer usuário pode criar uma colméia na Dabee ou mesmo seguir colméias vizinhas que sempre trazem descobertas interessantes. Esse conteúdo também pode ser compartilhado por meio do Facebook, Twitter e outras redes sociais. Ao compartilhar, comprar e incluir links na colmeia o usuário ganha polens, que são as moedas de troca e geram descontos automáticos de tarifas para as compras.
As compras on-line no Brasil tiveram crescimento de 25%, de 2010 para 2011, de acordo com o e-bit. A aposta da Dabee no Brasil é ser uma empresa que disponibiliza produtos únicos que não existem no pais e, assim, atrair usuários ávidos por novidades nos segmentos que eles adoram. Até o final de 2012, a Dabee pretende ter uma base de 500 mil clientes apenas no Brasil. Para o final de 2013, a empresa pretende expandir seus serviços para outros países e alcançar o número de 3 milhões de usuários no mundo.
“Diversos produtos e lançamentos de lojas virtuais globais não estão disponíveis ou não são entregues em alguns países. Os brasileiros apaixonados por novidades ou produtos especiais não conseguem descobrir ou acessar tais produtos. A Dabee é o único no mundo que importa todos eles para o Brasil, cuidando de toda a documentação alfandegária e frete internacional, entregando os produtos onde quer que o cliente esteja”, completa Bastos. O site aceita pagamentos em ate 12x sem juros. É como comprar em lojas no exterior e pagar parcelado.
A empresa possui certificados de segurança da Verisign, Macfee, e da brasileira Site Blindado. Todas empresas de segurança digitais conhecidas e respeitadas no mundo. Na área de logística, todos os produtos enviados possuem um número de rastreamento que permite ao cliente acompanhar passo a passo a entrega com seguro total em caso de danos ou extravio.
Guilherme Bastos – CEO
Gui, como é conhecido, trabalhou 8 anos no eBay, nos Estados Unidos, como Diretor de Produtos, sendo responsável por equipes nos EUA, Israel e Índia. No eBay, o profissional também desenvolveu produtos para grandes comerciantes e desenvovedores parte do “eBay Developers Program”. Possui MBA pela Stanford Graduate School of Business e iniciou sua carreira como consultor para a Bain & Company
Hélcio Nobre – COO
Hélcio começou sua carreira no Ministério da Fazenda brasileiro, onde negociou acordos comerciais na OMC e Banco Mundial. Trabalhou por 5 anos no PayPal nos Estados Unidos, onde foi responsável pelo grupo de pagamentos internacionais. Recentemente, Hélcio liderou o time que lançou o PayPal no Brasil. Possui MBA pela Stanford Graduate School of Business.
Abhijit Das – CTO
Bacharel em Ciências da Computação pela Indian Institute of Technology (IIT), Abhijit possui 14 anos de experiência em desenvolvimento de softwares e internet. Passou nove anos no eBay e trabalhou em todas as áreas críticas da empresa, incluindo a área de expansão internacional. Recentemente, Abhijit foi responsável pela terceirização de desenvolvimento de produtos no eBay e é o atual CTO da Dabee.
Tomás Penido – Country Manager Brasil
Tomás iniciou sua carreira em comunicação digital no ano 2000, com o início do portal iG, onde criou a área de operações de mídia integrada ao planejamento publicitário. Em 2003 tornou-se Diretor de Operações da Predicta, ajudando a empresa a alcançar a liderança no segmento de Adserving e Webanalytics no Brasil. Também atuou como Diretor de Mídia da AgenciaClick, Grupo Tv1.