As inscrições são gratuitas e iniciam no dia 10 de fevereiro pelo site do programa. Serão selecionadas até 20 startups e elas serão apresentadas no dia 31 de março.
O Startup SC, que faz parte do Programa Nova Economia (uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e do Sebrae/SC) tem como foco principal impulsionar as startups. Inclusive, em uma pesquisa do Startupi, eles foram reconhecidos como uma das organizações que mais colaborou para o ecossistema.
“A seleção preza por empresas que resolvam uma necessidade clara do mercado com olhar inovador e alto potencial de crescimento. As empresas podem ser iniciantes ou consolidadas, que já possuem protótipo desenvolvido, iniciando a busca por clientes, e com atuação em áreas variadas, como internet, mobilidade e biotecnologia.”, ressalta Alexandre Souza, gestor do Sebrae/SC.
O programa é baseado em mentoria e educação empresarial com alguns dos maiores profissionais do ecossistema empreendedor e de diversas áreas estratégicas, que os ajudarão a preparar seus negócios para ingressarem ou se consolidarem no mercado de maneira sustentável.
O time de mentores do programa conta com nomes como Maurilio Alberone, CEO da Bizstart e Edools; Yuri Gitahy, Fundador da Aceleradora; Rafael Assunção, investidor anjo e co-fundador de startups; Felipe Matos, COO do Startup Brasil, Rodrigo Ventura, do fundo de investimento BZplan e Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul.
Além de o programa ser totalmente gratuito, o Sebrae/SC realizou uma série de parcerias estratégicas com a Amazon Web Services, Conta Azul, Sendgrid, 99Designs, Resultados Digitais e espaços de coworking, visando entregar mais benefícios para as startups participantes do programa.
Resultados
Durante o ano de 2013 foram realizadas duas turmas do programa de capacitação Startup SC, onde 40 startups tiveram oportunidade de validar seus projetos e construírem e consolidarem suas startups.
“Para a Tex.do, o Startup SC representou um ponto de partida e muitas validações. Desde a formação empreendedora, que começou no Empretec, até os workshops que foram um convite para organizarmos nossos processos de aprendizado até ali, mais a participação na Missão Catarinense ao Vale do Silício: muitas portas foram abertas. Cada uma nos ajudou a traçar novos desafios, entre eles a participação no Seed/MG, a aprovação no Startup Brasil e os próximos que virão”, diz Emília Chagas, cofundadora da Tex.do Marketing de Conteúdo, participante da 1º Turma do Programa.
“Quando entramos no Startup SC, tínhamos somente um site e ao participar de todo o processo do programa, alteramos nosso modelo de negócio, criamos um protótipo funcional, e saímos com um cliente piloto. Para nós foi de suma importância à participação no Startup SC, pois adquirimos conhecimento através de mentorias, workshops e consultorias com grandes profissionais da área, como Eric Santos (Resultados Digitais), Rodrigo Gregory (Sebrae) e Felipe Matos (Startup Brasil).“ Mayara Martins, cofundadora da Playdea, participante da 2º Turma do Programa.
“O conhecimento adquirido durante o programa já está sendo posto em prática e gerando resultados. O ritmo de novos cadastros para testar gratuitamente nossa ferramenta cresceu mais de 50% durante o programa. Além disso, começamos a executar uma estratégia de marketing de conteúdo, em parceria com as catarinenses Resultados Digitais e Tex.do. ” Tiago Brandes, CEO Meus Pedidos, participante da 2º Turma do Programa.
Informações e inscrições:
3º Turma do Programa de Capacitação Startup SC
Período: 10 de fevereiro a 10 de março
Inscrições: http://www.startupsc.com.br