Trabalhar em uma startup não é para qualquer um. É necessário um perfil específico para vestir a camisa do time e entrar em um projeto inovador com uma estrutura bem diferente das grandes empresas. É na startup que muitos colaboradores se realizam, mas que também muita gente se frustra por encontrar um mundo completamente diferente do que elas estavam acostumadas.
No objetivo de ajudar as pessoas identificarem qual é o perfil necessário para trabalhar em uma startup, o pessoal do Trampos.co, em parceria com a Pto De Contato e a Mkt Virtual, fizeram o mini-documentário “Vivendo StartUP”. O filme tem pouco mais de 12 minutos e é dividido em duas partes. Na primeira, empreendedores compartilham quais são suas visões em relação aos colaboradores de uma startup; já na segunda, os próprios colaboradores falam suas opiniões sobre o assunto.
Há entrevistas com pesspoas como Marcos Andrade, founder da Guidu, Douglas Almeida da Stayfilm, e Anderson Criativo, da Neelkeen, e muitos outros, além dos colaboradores das empresas.
Assista logo abaixo o Mini-Doc.Se preferir, confira algumas das melhores frases que destacamos do filme:
“Preciso ter as pessoas boas, mesmo que elas sejam mais caras do que eu porque, no momento, isso é muito importante.”
(Anderson Criativo, Founder da Neelkeen)
“A geração Y busca mais do que um crachá ou um cartão, ela busca uma causa para acordar todos os dias de manhã e ir trabalhar. E acredito que uma startup consiga oferecer melhor essa causa do que uma grande empresa faria.
Acho que, na verdade, não só para uma startup, mas para qualquer empresa, o ativo mais importante que ela tem são as pessoas que estão ali. O resto são computadores, mesas e um ambiente.”
(Marcos Andrade, Founder da Guidu)
“Aquele cara que está ali só porque precisa do emprego para pagar a conta, ele não serve para a gente. Claro que o dinheiro é importante e tentamos pagar o mesmo ou até mais do que o mercado. O mais importante é quais são as prioridades e pensamentos dele.
A gente não tem tempo para testar alguém na média ou abaixo da média.”
(Douglas Almeida, Founder da Stayfilm)
“O jovem de hoje está muito ligado ao fato de que o job dele faz parte do seu estilo de vida. Ele não cumpre regras que ele não acredita.”
(Leandro Palmieri, Founder da Neelkeen)
Quem está em uma empresa grande desde o início tem um trabalho mais monótono do que alguém que está em uma startup.
(Arthur Guimarães, Software Engineer, Taqtile)
A equipe é muito mais descontraída e você consegue sim se identificar melhor com as pessoas para o projeto fluir. É uma diferença brusca ter a liberdade de participar ativamente de um processo, ver sua ideia, dar a cara no processo.
(Amanda Gelumbauskas, Conteúdo, Neelkeen)
É importante ter muita paixão pelo que você faz. Startup envolve um grande suspense, porque o projeto está nascendo e você não sabe se vai dar certo ou não. E essa paixão é necessária para investir trabalho, tempo e ideias para criar algo novo e dar certo.
(Ivan Aranega, Diretor de Criação, Stayfilm)