Seu Facebook guarda uma boa parte de sua vida? É provável que sim, e a Likebook, criada pelo empresário franco brasileiro Patrick Osinski, quer que você use isso para criar livros físicos de memórias. “Tivemos uma pessoa que fez um pedido de casamento com o livro. Temos fotógrafos que estão usando-o de portfólio e algumas empresas estão produzindo esse presente para palestrantes convidados”, explica Patrick, que é francês, mas vive no Brasil.
O Likebook já é vendido em vários países do mundo, incluindo o Brasil, mas Patrick assume que ainda precisa melhorar os preços dos livros em território nacional. “É um custo um pouco alto para o Brasil, porque eu tenho que importar o produto. Infelizmente, não consegui um fornecedor sério por aqui e precisa ser um produto muito bem feito”, explica. Atualmente, um Likebook sai por a partir de R$ 50 para brasileiros.
O livro de memórias do Facebook já foi noticiado em grandes veículos estrangeiros, incluindo o Mashable e o Digital Trends. O projeto também foi vencedor da décima edição do Rio Info São Paulo. “Depois que fomos vencedores no evento, consegui um grande investidor na Europa e agora estamos vendendo bem nos Estados Unidos e na França”, conta o sócio. Agora, ele quer o sucesso do projeto no país que escolheu para morar. “Cheguei aqui sem falar uma palavra de português e fui aprendendo”, lembra. “Eu acho que a América Latina está pronta para esse tipo de produto.”
Enquanto isso, a startup mantém uma equipe na França, mas o empresário tem planos de montar uma “turma no Brasil também”.