Bom vendedor não é aquele que consegue vender qualquer coisa, e sim um profissional que seja alinhado com o perfil da empresa e tenha competências adequadas à natureza do que é comercializado, segundo Bruno Torres, criador do Vendoors Jobs, site de recrutamento especializado na contratação de vendedores.
Bruno me contou que criou o site após ter experiências com a seleção e contratação de vendedores para as empresas que trabalhou (Groupon, iFood e OndaLocal). “Como além de fazer a contratação, eu tenho um contato direto com a produtividade do vendedor, comecei a identificar alguns pontos comuns entre o perfil da vaga e o perfil do vendedor que fazem do profissional alguém que dá resultados ou não”, conta.
Foi assim que ele criou o que diz ser uma metodologia própria, que determina a “porcentagem de compatibilidade entre vaga e currículo”. “O que fazemos então é atribuir um valor em % para cada campo do cadastro do currículo, onde cada campo tem uma menor ou maior % de acordo com sua importância. A soma de todos os campos é a % de compatibilidade que o currículo tem com a vaga”, afirma o sócio.
O site também solicita informações específicas dos vendedores, como quais produtos o candidato já vendeu, se ele tem empresa aberta e se ele tem algum perfil especializado de vendas (porta em porta ou consultiva, por exemplo).
O Vendoors Jobs está para completar um mês no ar e já conta com 800 currículos cadastrados, diz seu criador. A startup busca investimento para elevar esse número para 40 mil até o final de 2013.
Foto: brunoccunha/Flickr (Acesse o original)