“Mighty Eagle, CMO” é como Peter Vesterbacka assina seu cartão de visita, em alusão a um dos personagens da meteórica marca Angry Birds, criada pela finlandesa Rovio Entertainment, onde ele trabalha como diretor de marketing.
Em 3 anos desde sua criação, os personagens da marca geraram 1.7 bilhão de instalações de jogos em smartphones e tablets, diversos produtos licenciados, parques temáticos (33 serão implantados no Brasil, veja matéria), uma série de desenhos animados e 100 milhões de dólares de lucro só no ano passado. Na foto, ele comemora a parceria com o filme “Rio”, da 20th Century Fox, ao lado do CEO da Rovio, Mikael Hed.
Conversei com ele sobre o mercado de inovação, tecnologia e empreendedorismo na Finlândia, país europeu onde também foi criado o Linux e a Nokia. Assista ao vídeo da entrevista e, abaixo, mais um vídeo em que entrevistei o brasileiro Igor Buratini, que trabalha há um ano na sede da empresa. Mais abaixo, veja também slides sobre o mercado de games na Finlândia.
Foto: Charley Gallay/Getty Images North America