Armações de óculos feitas com madeira de reflorestamento, acessórios de ossos e sementes e, ainda, pesos de porta inspirados em famosos, como Madonna, Audrey Hepburn e Lady Gaga. Essas e outras peças curiosadades podem ser encontradas no shopping online de produtos criativos Airu.
O marketplace reúne produtos diferenciados de várias partes do Brasil. São mais de 5 mil lojas disponíveis e, aproximadamente, 100 mil itens a venda. O grande diferencial é a facilidade de compra e venda dos produtos. Qualquer pessoa, que tenha um trabalho inusitado, pode abrir sua loja. “Queremos tornar acessível o trabalho criativo de artistas de diferentes regiões do Brasil. Todos os produtos possuem ótima qualidade e preço justo”, afirma Jaques Weltman, um dos fundadores. “Em pouco tempo, conseguimos reunir trabalhos bem interessantes e com muita qualidade”, acrescenta Fábio Tran, o outro fundador.
Criado em novembro de 2011 pelo grupo alemão Rocket Internet, o site tem uma interface fácil de usar e estrutura de divulgação. Todos os produtos são destacados nas redes socais Facebook (são mais de 450 mil fãs), twitter e blog. Entre as principais lojas estão Leaf, Maria Princesa, Caixa2, Candy Cake, Silvia Godoy Art, Suspiro Bijoux, Dani Lessa, RBitencourt, Feira de Ideias e Jeane Lobo.
Fundadores
Jaques Weltman é formado em administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP). Entre 2006 e 2011, esteve à frente da Pete, empresa com foco no mercado de soluções tecnológicas para a educação com mais de 50 mil alunos atendidos. Antes de co-fundar a Pete, trabalhou no Instituto Endeavor, importante organização de fomento ao empreendedorismo no mundo.
Fabio Tran tem MPA pela Kennedy School of Government, Harvard University, MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University e Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Tran trabalhou – durante dez anos – na iniciativa privada, ONGs, fundações, fundos de investimento e negócios sociais. Atuou como consultor pela McKinsey & Company, A.T. Kearney e Accenture; e como diretor interino do Instituto Semeia Brasil, diretor de Pesquisa e estratégia do Instituto Endeavor e cofundador da Embrace Global, negócio social que produz termo-reguladores de baixo custo para bebês prematuros e de baixo peso na Índia. Tran tem larga vivência em negócios internacionais e foi cofundador e diretor executivo para as Américas do Wimdu – segundo maior marketplace de acomodações no mundo.