Acabo de receber uma notícia sobre mais uma variação, aplicação do conceito de crowdsourcing. Confira.
A Meivox é uma plataforma colaborativa em formato de rede social que permite aos seus usuários realizarem análises diferenciadas sobre seus investimentos na Bolsa de Valores, estreia no mercado brasileiro. O site possibilita que seus usuários sigam o histórico dos investidores que consideram mais eficientes e, com isso, consigam ganhar mais assertividade e agilidade em suas operações financeiras.
Além de disponibilizar um ranking do desempenho dos usuários em suas ações, também oferece tendências da Bolsa com ferramentas gráficas e informações sobre as ações em tempo real, o que traz mais interatividade e propriedade para quem deseja apostar no mercado de capitais. “A Meivox funciona através da colaboração de seus usuários, conceito que chamamos de Crowd Trading. Um usuário, ao entrar na plataforma, se torna um colaborador e passa a dividir indicações de compra ou venda na bolsa de valores” , explica Rodrigo Terni, CEO da Meivox.
“É importante esclarecer que a Meivox possibilita compartilhar o conhecimento dos investidores, mas garante a privacidade de seus negócios, já que o volume de cada movimentação não é compartilhado. Assim, o usuário divide apenas o que ele está operando, mas não o quanto”, acrescenta Terni. O objetivo do site é alcançar 30 mil usuários até o fim de 2012.
A ideia de criar a Meivox surgiu devido às dificuldades que a maioria dos investidores encontra no mercado financeiro: informações desorganizadas e falta de transparência para comparar seu desempenho com o de outros investidores. “Esse raciocínio evoluiu com o conceito de que informações valiosas poderiam vir das próprias pessoas e, que a troca entre elas em um ambiente que proporciona transparência e segurança, criaria um conhecimento coletivo e colaborativo, gerando benefícios a todos”, comenta o CEO da Meivox.
Inicialmente, os serviços da plataforma serão gratuitos, para que os usuários tenham a oportunidade de conhecer a ferramenta por completo. Posteriormente, serão criadas assinaturas Premium, com valores entre R$ 25 e R$ 35 com benefícios extras, como o sinal em tempo real da Bovespa.
O objetivo principal da Meivox é ser uma ferramenta adicional aos investidores do mercado, para que profissionais qualificados compartilhem informações entre si e procurem melhorar seu desempenho. O segundo passo é torná-la uma plataforma de inclusão de novos investidores no mercado financeiro. “Nossa visão é estabelecer a Meivox como a melhor plataforma colaborativa para troca de informações objetivas entre investidores do mercado financeiro, não somente sobre investimentos na bolsa de valores, mas também nos demais produtos relacionados”, finaliza Rodrigo Terni.
Rodrigo Terni (CEO)
Com 23 anos, Rodrigo Terni é CEO da Meivox. Graduado em Engenharia da Computação com duplo diploma, pelaPolitécnica de Milão (Itália) e Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio na ABB – Itália, sendo responsável pela implementação do sistema de gestão de conteúdo da empresa. Foi um dos fundadores da NeuralSoft, em São Paulo, empresa que desenvolve ferramentas computacionais de apoio à decisão para o mercado financeiro.
Sobre a Meivox
A Meivox é uma plataforma colaborativa em formato de rede social que permite aos seus usuários realizarem análises sobre seus investimentos na Bolsa de Valores de maneira inovadora. Com o conceito de CrowdTrading, a empresa possibilita que os seus usuários sigam o histórico dos investidores que julgarem mais eficientes e, portanto, consigam ganhar mais assertividade e agilidade em suas operações financeiras. O objetivo da Meivox é ser uma ferramenta adicional aos investidores do mercado, para que compartilhem informações entre si, em busca de melhorar seus desempenhos baseado no conhecimento coletivo.