Este texto foi encaminhado para divulgação.
Meu nome é Bernardo Porto, CIO da DeskMetrics, startup fundada este ano em Belo Horizonte/MG, que desenvolve um analytics em tempo real para aplicações desktop.
Além disso, também sou sócio da Quicksys, empresa desenvolvedora de softwares desktops, e ainda trabalho no desenvolvimento de um software gratuito chamado Portinho, que faz a otimização e limpeza do Windows.
A DeskMetrics foi fundada por três sócios. Ela surgiu de uma necessidade minha como desenvolvedor dos demais aplicativos (Quicksys e Portinho).
Sempre achei muito bacana a forma como o Google Analytics apresentava as informações dos usuários dos sites dos meus produtos. Queria uma solução parecida voltada para os aplicativos desktops que eu desenvolvia. Tentei durante um bom tempo utilizar o próprio Google Analytics dentro das aplicações, mas era complicado e não tinha as métricas que eu realmente precisava. Queria saber quantas pessoas instalavam meus produtos e desinstalavam no mesmo dia. Quantas pessoas instalavam e não executavam. Quantas pessoas executavam uma determinada funcionalidade, mas não completavam até o final.
Foi aí que nasceu a DeskMetrics, uma solução analytics pensada e desenvolvida para software desktop.
Com a solução analytics oferecida pela DeskMetrics, é possível identificar os perfis dos usuários (número de execuções, instalações, desinstalações, configuração do computador, localização geográfica e outros recursos), o comportamento dentro do software (desde o tempo de permanência dentro de uma janela até quais funções estão sendo mais utilizadas), visualizar indicadores de audiência, mensurar conversões sobre determinadas ações e reconhecer tendências. Todos os dados são exibidos através de gráficos e relatórios gerados dentro de uma plataforma web na nuvem.
Além de colaborar para o aumento da qualidade do software, o analytics da DeskMetrics ajuda a aumentar as conversões, melhorar os planos de marketing, aumentar a receita com a venda de licenças e fornecer informações importantes para as tomadas de decisões.
A DeskMetrics fornece componentes de fácil implementação nas principais linguagens de programação do mercado. As chamadas da API estão encapsuladas e prontas para serem utilizadas nas aplicações. Inicialmente, foram liberados componentes para C, C++, Delphi e .NET. Estamos trabalhando no desenvolvimento de componentes para outras linguagens e plataformas.
A DeskMetrics será comercializada e oferecida sob modelo de software como serviço (SaaS), através de planos mensais de acordo com a demanda do cliente. Os valores vão variar de acordo com o número de execuções, número de aplicativos e banda utilizada. O cliente poderá aumentar ou diminuir de plano quando achar conveniente. As inscrições para o BETA estarão disponíveis até 08 de outubro de 2010 no site da empresa.