Fazer previsões sobre a economia ou como será o mercado no futuro é uma ciência não exata. Por isso mesmo trata-se de futurologia dizer que a crise passará em 2009 e que tudo voltará a ser como antes da crise que passamos hoje.
No mercado de tecnologia há alguns fatores históricos que me fazem acreditar que mesmo com a crise 2009 será um bom ano. Algumas das grandes empresas que vemos hoje surgiram em tempos difíceis. Exemplos: Google, Microsoft e Apple. Alguns incluem Facebook e Digg na lista. São empresas que aproveitaram tempos difíceis e com menos competição para ganhar um lugar ao Sol.
O que acontece é que a tecnologia continua seguindo a lei de Moore e tudo muda de um ano para outro. E quando você menos espera, tudo está diferente e aquela grande idéia já não vale mais nada.
Claro, sou suspeito em querer que o mercado seja bom/ ótimo em 2009. Quanto melhor ele for, melhor para este blog. Óbvio que isso também é ótimo para o mercado. Acredito que o mercado continuará oferecendo oportunidades.
Quem começa uma startup geralmente procura desafios. Quer desafio maior do que vencer em um ambiente adverso?