* Por Conube Contabilidade Online
Fazer um bom planejamento financeiro é um dos pontos essenciais no início da história de seu negócio, algo a ser executado antes mesmo de abrir empresa. Sem essa parte bem estruturada, o crescimento fica difícil e tende a atravancar em muitos aspectos. Todas as metas da empresa passam por esse planejamento. Se feito da forma correta, serve como base para a tomada de muitas decisões da vida do negócio. Porém, se as finanças forem geridas de forma equivocada, os impactos podem ser profundos. Confira cinco dicas para realizar o planejamento financeiro da sua empresa!
- Pratique o desapego e corte custos!
Uma das primeiras atitudes na gestão financeira é cortar os custos desnecessários de sua empresa. E cortar custos é uma arte. Não se pode cortar aquilo que sustenta a empresa, muito menos bloquear investimentos que trarão benefícios no futuro. Antes de sair cortando os custos, a dica de ouro é que você entenda com excelência o fluxo de caixa de seu empreendimento. Deve-se primeiro realizar uma boa análise, para que você possa estimar quais são os seus custos mensais básicos. Além disso, o planejamento financeiro deve estar alinhado ao planejamento de desenvolvimento e pesquisa de novos produtos e às demais áreas da empresa, para que não haja corte de subsídios necessários a todos.
- Projete seu fluxo de caixa
Toda empresa precisa ter controle de suas movimentações financeiras para garantir o bom andamento de seus negócios. O fluxo de caixa é a ferramenta utilizada pelos gestores financeiros para controlar todo o capital que entra e sai. Esse controle é o que garante a saúde financeira de uma instituição.
Além dos gastos que você teve hoje e terá amanhã, também é essencial projetar o que você terá que pagar nos próximos meses e as receitas que vão entrar nesse período. Dessa forma, é possível fazer um planejamento a longo prazo e também realizar uma comparação entre o que você projetou e o que realmente foi realizado, acompanhado de uma análise que indique por quais motivos as coisas saíram como o esperado ou não.
- Avalie as reais necessidades antes de pedir um empréstimo
Existe mesmo a necessidade de buscar financiamento? Uma ação de força de vendas não daria fôlego ao negócio? Renegociar prazos com os fornecedores é possível? Quais as melhores opções, caso seja necessário emprestar? Um bom plano de negócios, juntamente com esta visão de emprestar apenas em últimos casos, será útil, tanto para mostrar aos investidores o que se pretende fazer com o dinheiro, quanto para “visualizar” cenários: Qual o destino dos recursos? Qual o retorno esperado a partir do investimento do que foi captado?
- Verifique se o investimento é benéfico
Para isso, o ideal é estabelecer metas e estar atento ao cenário. E, principalmente, deve haver integração entre todas as áreas da empresa. Por exemplo, se a equipe de RH acha importante haver investimento na qualificação dos colaboradores da empresa, então essa necessidade deve ser inserida dentro do planejamento financeiro. Ou seja, todas as áreas da empresa devem estar integradas e possuir uma boa comunicação, para que não haja digressão entre o planejamento e o desenvolvimento da empresa.
- Utilize a tecnologia a seu favor
A gestão financeira e o controle do fluxo de caixa sempre foram tarefas onerosas e complicadas. Por esse motivo, sempre houve uma demora para realizar um planejamento financeiro eficaz, e ele ainda corria o risco de se basear em dados incorretos. Em um mundo cada vez mais dinâmico e rápido, não é possível que haja demora no planejamento, muito menos retrabalho devido a erros nos dados. Isso acaba diminuindo a competitividade da empresa. Mas para resolver este problema, basta que a empresa possua um bom software gestor.
Informatizando os processos mais onerosos e burocráticos da empresa, é possível ter em mãos, com muito mais agilidade, dados mais corretos e automatizados. Dessa maneira, é possível realizar um planejamento financeiro mais flexível, ágil e adaptável. Além disso, os softwares gestores possuem uma maior integração entre todas as áreas da empresa, o que auxilia e deixa mais transparente a comunicação entre as equipes. Planejar de maneira eficaz sempre traz muitos benefícios para todos.
A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.