*Conube

Uma das questões mais importantes para o sucesso de uma empresa é o controle financeiro. É muito comum se perder neste ponto do percurso e, quando isso acontece, os resultados podem ser catastróficos. Pode não só significar o fechamento do negócio, como o final de um sonho e, provavelmente, o esgotamento de economias amealhadas durante muitos anos.

Toda empresa necessita estar plenamente ciente de suas movimentações financeiras para garantir o bom andamento dos negócios. A ferramenta utilizada pelos gestores para esse controle chama-se fluxo de caixa. É o que garante a saúde financeira de um empreendimento. Mas muitos profissionais têm dúvidas sobre como fazer um controle eficaz. Vamos a algumas dicas importantes!

Pratique o desapego e corte custos

Uma das primeiras atitudes na gestão financeira é cortar os custos desnecessários de sua empresa. E cortar custos é uma arte. Não se pode cortar aquilo que sustenta a empresa, muito menos bloquear investimentos que trarão benefícios no futuro.

Antes de sair cortando os custos, a dica de ouro é que você entenda com excelência o fluxo de caixa de seu empreendimento. Deve-se primeiro realizar uma boa análise para que você possa estimar quais são os seus custos mensais básicos. Além disso, o planejamento financeiro deve estar alinhado ao planejamento de desenvolvimento e pesquisa de novos produtos, e às demais áreas da empresa, para que não haja corte de subsídios necessários a todos.

Para isso, o ideal é estabelecer metas e estar atento ao cenário. E principalmente, deve haver integração entre todas as áreas da empresa. Por exemplo, se a equipe de RH acha importante haver investimento na qualificação dos colaboradores da empresa, então essa necessidade deve ser inserida dentro do planejamento financeiro. Ou seja, todas as áreas da empresa devem estar integradas e possuir uma boa comunicação, para que não haja digressão entre o planejamento e o desenvolvimento da empresa.

Usando a tecnologia a seu favor

A gestão financeira e o controle do fluxo de caixa sempre foram tarefas onerosas e complicadas. Por esse motivo, sempre houve uma demora muito grande para se realizar um planejamento financeiro eficaz, e esse trabalho ainda corria o sério risco de se basear em dados incorretos.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e rápido, não é possível que haja perda de tempo no planejamento, muito menos retrabalho devido a erros nos dados. Isso acaba diminuindo a competitividade da empresa. Mas para resolver este problema, basta que a empresa possua um bom software gestor.

Informatizando os processos mais onerosos e burocráticos da empresa, é possível ter em mãos, com muito mais agilidade, dados mais corretos e automatizados. Dessa maneira, é possível realizar um planejamento financeiro mais flexível, ágil e adaptável. Além disso, os softwares gestores possuem uma maior integração entre todas as áreas da empresa, o que auxilia e deixa mais transparente a comunicação entre as equipes.

Ainda dentro da área da tecnologia a serviço das facilidades do dia a dia, surge o conceito da contabilidade online. Pode ser um recurso interessante para controlar o calendário de atividades de uma maneira mais ágil e com o controle dos próprios gestores. Dependendo de seu nível de complexidade, a empresa pode ser atendida por uma contabilidade online e ter facilitada boa parte de sua rotina diária de pagamento de impostos, emissão de notas fiscais, entre outras ações corriqueiras.


 

*A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.