* Por Rubney L. Belloni
Quando decidem empreender, os empresários já estão cientes que deverão enfrentar uma sequência de desafios nos negócios. Para abrir uma empresa não é diferente.
Pode acontecer que, causadas pela inexperiência, algumas dessas adversidades já se apresentem no período inicial da operação empresarial, fazendo com que o empreendedor seja resiliente e busque antecipar-se aos problemas que serão enfrentados.
Vamos ilustrar algumas das maiores dificuldades para se abrir uma empresa.
– A burocracia dificulta o processo de abrir uma empresa
– A burocracia posiciona-se como um dos grandes e mais desmotivadores entraves a serem enfrentados. São muitos os documentos que devem ser apresentados, como guias e registros, e diversas repartições a serem visitadas para obter declarações, tudo isso despendendo tempo.
Impostos são recolhidos para a abertura de empresas
Os impostos a serem pagos são outra grande dificuldade a ser enfrentada pelos empreendedores que querem abrir uma empresa.
Dada à complexidade das questões fiscais no Brasil, o empreendedor deve ficar atento ao que diz a legislação local, nas esferas estaduais e municipais, além do que é regulamentado pelo governo federal.
Como as variações são inúmeras, é imprescindível que o gestor busque apoio profissional para lidar com os tributos.
Mão de obra qualificada e a gestão de pessoas
O empreendedor que almeja, desde o início, oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes costuma ter dificuldades para encontrar uma mão de obra qualificada. A solução é investir, de imediato, em profissionais que possam qualificar a equipe da recém criada empresa, visando proporcionar um atendimento que se destaque pela eficiência.
Com relação à gestão de pessoas, ela pode ser dificultada por uma eventual falta de experiência do líder da empresa. Como a equipe é um dos maiores ativos de uma empresa, o gestor deve buscar evoluir também enquanto líder de pessoas, buscando evolução e qualificação.
Novas empresas têm problemas com a ausência de crédito
Já que, na maioria das vezes, empresas recém abertas não têm capital de reserva, elas enfrentam dificuldades para obter crédito mais barato. Isso acaba resultando em um grande problema para os empresários: a busca por empréstimos com juros altos, que trazem dificuldades para que sejam quitados, causando prejuízos e perdas.
Em resumo: Quando se começa a empreender é do saber de todo empresário que problemas serão enfrentados. O gestor deve se antecipar a esses problemas e buscar auxílio qualificado para enfrentá-los, obtendo orientação profissional e muito aprendizado durante o processo.
É importante manter-se motivado com o empreendimento e tomando decisões que contribuam para que as chances do negócio evoluir sejam aumentadas.
Quais dificuldades você enfrentou ao abrir uma empresa e quais soluções foram encontradas?
Rubney L. Belloni, tem 28 anos e é CEO na BLN Contabilidade. Possui Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIP Assis/SP e MBA em Controladoria de Empresas pela UNIP Assis/SP. É professor, voluntário e conselheiro fiscal no Vozes | Instituto Gerando Falcões e voluntário na Casa de Acolhida Pietá – Núcleo São Paulo/SP.