A Valid, empresa de identificação brasileira, anuncia o lançamento da Valid Ventures, braço de investimentos em Corporate Venture Capital da companhia. O lançamento segue a estratégia da Valid de focar em negócios “core” da companhia e crescimento de suas principais frentes de negócios, em especial em tecnologia.
“A criação da Valid Ventures reforça a nossa proposta de inovar em mercados em que já navegamos, criando frentes de negócios complementares ao nosso core business através de tecnologia e novos produtos.”, comenta Rafael Sbampato, Diretor de Tecnologia e Novos Negócios e líder do comitê de investimentos do Valid Ventures.
O formato de investimento prevê uma entrada minoritária, com eventual aumento de participação (“follow-on”) buscando o controle majoritário no futuro. A expectativa é realizar, em até 5 anos, de 2 a 5 “follow-ons” que representem de R$ 100 a 300 milhões de faturamento.
Com esse mecanismo de inovação, a empresa busca aprimorar o acesso dos clientes a serviços privados e governamentais de forma segura e digital. O foco inicial será em investimentos em 3 setores: Digitalização de Governo; Onboarding Digital/Antifraude; Inteligência Artificial.
Primeiro investimento
Já considerando os critérios de seleção previstos na Valid Ventures, a empresa anuncia o primeiro investimento com a participação na IDTech brasileira Vsoft, especializada em identificação de pessoas e certificação de processos.
O novo investimento traz à Valid a possibilidade de complementar a sua atuação geográfica no país passando a operar os processos de emissão de documentos em mais cinco estados brasileiros.
Para os co-CEOs da Vsoft, Pedro Alves e Daniel Targino, a parceria fortalece o uso de tecnologia nacional de identificação de pessoas e certificação de processos. “A operação é importante dentro da nossa visão de futuro da companhia, considerando a transformação dos negócios por meio da tecnologia. O intuito é manter a solidez e robustez do nosso portfólio de ID com a aceleração das frentes digitais, além de reforçar o ‘Trust’ como ecossistema”, ressalta Ivan Murias, CEO da Valid.
*Foo em destaque: Ivan Murias, CEO da Valid; Ilson Bressan, diretor de marketing; Daniela Belisario, CHRO; Heloisa Sirota CCO.