A Clicampo, startup que conecta produtores rurais a restaurantes e varejistas da cidade, fez uma captação de R$ 40 milhões em rodada liderada pelos fundos Valor Capital Group e MAYA Capital, com apoio de investidores-anjo como Marcelo Abritta (Buser), Rafael Costa (Founder Across Capital, ex-Vulcan Capital), Luis Cascão (Truepay), além dos times fundadores da Agrolend e Pier, entre outros.

O novo capital será usado para expandir e fortalecer as comunidades de agricultores rurais que fornecem alimentos frescos para regiões metropolitanas e aumentar a demanda em novas áreas de atuação e segmentos de venda, como pequenos varejistas, grandes cadeias de restaurantes e startups de e-groceries.

“Após um ano de testes de mercado, esse investimento vem para consolidar nossa proposta de valor e provar que a agricultura nacional de pequeno porte tem um grande potencial rentável para todas as etapas da cadeia, especialmente para as famílias produtoras locais”, afirma Victor Bernardino. “Vamos investir fortemente na sustentação dessa tese, desenvolvendo tecnologias para a plataforma, expandindo nosso time com profissionais altamente talentosos e conectados a esse propósito. Buscamos também criar parcerias de longo prazo com diferentes players do mercado que estão nessa mesma missão”, completa.

A ideia da agtech é aportar eficiência para as mais de 4 milhões de famílias produtoras que hoje vendem sua produção com dificuldades logísticas e tecnológicas, capturando uma parcela mínima do valor gerado ao longo da cadeia. O objetivo da Clicampo é ser o principal parceiro a automatizar esse processo de maneira tecnológica e beneficiar ainda mais seus clientes, que já vem lucrando com essa inovação.

Hoje, varejistas e estabelecimentos como quitandas e restaurantes também já são atendidos pela plataforma da Clicampo, que possui centenas de usuários em três cidades. A meta é crescer 20 vezes nos próximos dois anos, oferecendo mais acesso e oportunidade aos pequenos e médios comerciantes do Brasil.

Um dos pólos produtores em que a startup atua é na região de Brumadinho, Minas Gerais. Por lá, a Clicampo ajuda trabalhadores impactados pela queda da barragem em 2019. Em parceria com o projeto Superação Brumadinho, ação conduzida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato Rural junto aos agricultores locais, e o NovoAgro, a empresa construiu a ponte logística para comercializar os produtos da região com os clientes da plataforma online. A expectativa é de impactar até 300 pequenos produtores afetados pelo desastre, permitindo um crescimento de até 40% em sua renda familiar. O investimento recebido será destinado também a outras comunidades.

Fundada em 2021, a Clicampo surgiu do histórico familiar de Victor BernardinoCEO e cofundador da empresa: o pai, que apoiou e trabalhou diretamente na fundação da empresa, cresceu por meio da agricultura familiar local, enquanto a mãe trabalhou com o segmento de restaurantes por 27 anos. Isso fez com que Bernardino visse de perto as principais dores, ineficiências e oportunidades do setor, gerando a motivação inicial para começar a startup.

Para atingir o objetivo de aproximar o campo da cidade, o time de fundadores se formou, unindo experiências em logística, tecnologia e vendas, com os cofundadores José Miguel Noblecilla (ex-Wildlife Studios), que também atua como CTO, Luiza Batista (ex-Rappi), que lidera as áreas de Marketing e Vendas, Bruno Mengatti (ex-Wildlife Studios e Uber), liderando a área de Operações da Clicampo e Yuri Janotti (ex-Rappi), o primeiro a embarcar na jornada liderando o time de Produto.

O setor de agricultura representa quase 30% do PIB brasileiro, com mais de 4 milhões de pequenos produtores que dependem do campo para sobreviver. Contudo, estes ainda enfrentam muitas dificuldades na colheita e escoamento do plantio: uma unidade de tomate que sai da fazenda a R$ 2 pode chegar no varejo final por até R$ 15 o quilo em função de altos níveis de perdas e ineficiências na cadeia.

Para Michael Nicklas, Sócio do Valor Capital Group, “A Clicampo vem desenvolvendo um B2B marketplace altamente tecnológico para trazer mais eficiência à cadeia, ajudando não apenas o pequeno e médio produtor a escoar o produto de maneira mais eficiente, como também o pequeno varejista no momento da compra de produtos frescos. A Clicampo também representa uma missão de desenvolvimento econômico e social que acreditamos, e o envolvimento em comunidades como Brumadinho só reforçam os valores do fundador e de todo o time”.

Para Monica Saggioro, sócia da MAYA Capital, a decisão pelo investimento na Clicampo foi decorrente da oportunidade de mercado aliado a expertise complementar do time. “Conhecemos a dor resultante da fragmentação do mercado de frutas, verduras e legumes pela nossa experiência anterior no mercado de restaurantes. Encontrar fornecedores com o padrão de qualidade requerido e com processo de entrega eficiente é uma grande dificuldade desse setor. A Clicampo não só facilita o processo de supply dos restaurantes, como também gera renda extra para produtores rurais”, comenta.

* Foto destaque: Victor Bernardino, José Miguel Noblecilla, Luiza Batista, Bruno Mengatti e Yuri Janotti


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.