A Petrobras lançou um novo módulo do Programa Petrobras Conexões para Inovação batizado de Open Lab, no GitHub, plataforma de desenvolvimento de código aberto. A modalidade, também conhecida como open source, é baseada no compartilhamento dos códigos-fonte de softwares para interessados em usar e desenvolvê-los de forma colaborativa.

Com a modalidade, a empresa espera obter, por meio da cocriação, mais agilidade e qualidade no desenvolvimento de soluções digitais, além da geração de novos conhecimentos e redução de custos. “O modelo de código aberto é uma das principais tendências no desenvolvimento de tecnologias digitais. Traz a possibilidade de interação dos nossos especialistas com um número irrestrito de colaboradores, em escala global, discutindo e aperfeiçoando, simultaneamente, uma ideia, a partir de diferentes expertises. Também dá oportunidade a pessoas talentosas de contribuírem com os desafios globais da indústria de óleo e gás, se inserindo de forma competitiva no setor”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Juliano Dantas.

O Open Lab busca soluções para os desafios de negócio da empresa, por meio da colaboração e da inovação aberta. Além de compartilhar conhecimento, os desenvolvedores têm a oportunidade de aprender com profissionais de todo o mundo, ter acesso a informações que podem resultar no desenvolvimento de soluções de alto impacto e expor suas habilidades. O objetivo é que a plataforma funcione como uma oficina e, ao mesmo tempo, uma vitrine para estudantes, programadores, engenheiros, cientistas de dados e demais profissionais da área de tecnologia, além de startups e instituições de ciência e tecnologia de todo o mundo. 

 A participação de desenvolvedores e empresas no Open Lab será por meio dos repositórios hospedados na conta institucional da Petrobras no GitHub. Cada repositório estará associado a um projeto com os objetivos e desafios a serem superados, a licença aberta, o guia de conduta e as diretrizes de colaboração, bem como os respectivos códigos-fonte e dados necessários para o desenvolvimento da solução digital.