O Headline XP, primeiro fundo de participações (FIP) da Headline, gestora global de venture capital comandada no Brasil por Romero Rodrigues e integrada à XP Asset, concluiu a captação de R$ 915 milhões. O fundo irá investir em startups brasileiras com alto potencial de escala.

O resultado superou o alvo inicial, de R$ 834 milhões, e atraiu cerca de 12.500 cotistas. O objetivo é atrair startups em estágio inicial de desenvolvimento, em setores como software, e-commerce, educação, saúde, mobilidade, ESG, blockchain, entre outros.

“Tivemos um resultado excepcional, sobretudo se consideramos o atual cenário desafiador para captação de recursos de empresas de tecnologia. As últimas semanas foram das mais turbulentas para as empresas tech, desde o estouro da bolha em 2000. Embarcar nesta jornada foi uma experiência única, e uma forma incrível de aprender o que é a XP por dentro”, ressalta Romero.

A duração total do fundo é de 10 anos. Nos próximos quatro anos, a equipe do fundo do fundador do Buscapé terá as atenções voltadas a formar um portfólio de cerca de 25 startups, as quais terão participações minoritárias de até 20%. O plano é seguir a receita de sucesso já posta em prática antes por Romero: apoiar com capital, mentoria e network os melhores empresários do Brasil e, com isso, ajudar a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo no país.

Metade do capital do fundo será usado nestes próximos quatro anos, para adquirir portfólio e, a outra metade dos recursos, nos quatro anos seguintes, será destinada à participação em aquisições de rodadas subsequentes, para evitar que sejam diluídos nas boas companhias. Nos últimos dois anos restantes, a ideia é desinvestir e retornar o capital aos cotistas.

Na fase inicial, foram mapeadas 700 oportunidades de negócios, mas a expectativa, segundo Romero, é analisar entre 1.500 e 2.000 oportunidades por ano para, em média, investir em 8 startups anualmente. “É uma seleção bem criteriosa. Quando juros e inflação sobem e os indicadores macro estão mais desfavoráveis, isso gera um cenário perfeito para as startups boas se destacarem e se desenvolverem. Os modelos de negócios que surgem são mais eficientes em capital, e conseguem se destacar, diante de uma concorrência menor”, destaca o executivo da Headline.

A fase de captação do fundo contou com o apoio da rede de mais de 10 mil assessores de investimento da XP presentes em todas as partes do Brasil. “Conseguimos usar o alcance e expertise da XP para ajudar a democratizar o investimento em venture capital no país, que, até então, era encarado como inacessível ao investidor comum. Estamos mais que satisfeitos com o resultado”, enfatiza Bruno Castro, CEO da XP Asset.

Romero é sócio da XP e líder da recém-criada estratégia de Venture Capital. A parceria entre Headline, uma plataforma global de investimento presente em 7 cidades com 46 gestores incluindo o fundador do Buscapé, e a XP Asset, foi anunciada em fevereiro deste ano. A atuação conjunta une a estrutura operacional e ativos da gestora da XP com o histórico de desempenho e a plataforma tecnológica da holding, Headline Global

* Foto destaque: Romero Rodrigues.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.