Só quem vive em grandes centros urbanos sabe como a vida em São Paulo é agitada. E infelizmente, essa realidade também reflete nos índices de violência.

A pressa, correria e superpopulação da cidade deixam os paulistanos expostos a assaltos, furtos, arrastões, sequestros e outros crimes, que causam medo nas pessoas, principalmente nas mulheres.

Ainda bem que podemos contar com a tecnologia e excelentes aplicativos para evitar esses momentos de risco. Pensando nisso, preparamos sugestões de aplicativos, totalmente gratuitos, para você usar no cotidiano. Se você mora na capital paulista e deseja fazer o download de aplicativos gratuitos para se sentir mais seguro pela cidade, confira a lista que preparamos para você!

Importante: Usar esses aplicativos gratuitos não significa que você estará completamente seguro. E é preciso atenção ao acessar esses aplicativos quando estiver na rua, pois pegar seu smartphone pode ser arriscado, fique sempre atento. Agora vamos às dicas?

1. SP Serviços

Em um único app, você pode acessar várias ferramentas do Governo do Estado, incluindo algumas dedicadas à segurança pública, como o “SSP Unidades Policiais”, para ajudar as pessoas a encontrarem unidades policiais pela cidade, sendo quase quatro mil entre delegacias e batalhões da Polícia Militar.

Nesta seção do app é possível checar informações da unidade procurada, como endereço, telefone e e-mail, facilitando o acesso ao cidadão. Basta pesquisar por SP Serviços na loja de apps do seu celular e baixar.

2. Civi | Receba alertas de segurança em tempo real e evite situações de risco

O aplicativo Civi é aquele app de segurança para você checar antes de sair de casa, para verificar se está acontecendo alguma situação de risco pela sua região.

O aplicativo traz informações e alertas em tempo real, para que você evite situações de risco diversas. E você também fica sabendo sobre as novidades da cidade pela seção de Notícias SP.

Também é possível participar e tornar sua região mais segura ao registrar acontecimentos como assalto na rua X ou protesto na avenida Y, podendo assim ajudar mais pessoas. O evento passa por um processo de validação pela equipe antes de ser publicado. O aplicativo Civi está disponível para Android e iOS.

3. 190 SP (Polícia Militar)

Em 2022, o Governo do Estado de São Paulo lançou apps que possibilitam solicitar atendimento emergencial, incluindo este da Polícia Militar. A ideia é digitalizar cada vez mais esse tipo de solicitação, não sobrecarregando as linhas de telefone disponíveis.

Você pode registrar denúncias de violência doméstica, perturbação do sossego, disparo de alarme e aglomeração, entre outras.

Basta procurar na sua loja de apps por: 190 SP

4. Bombeiros Emergência 193

Lançado na mesma época, o app para chamar os Bombeiros também vem para facilitar o registro de incêndios e demais pedidos de ajuda, tendo a digitalização como aliada.

Você pode registrar incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamentos e paradas cardiorrespiratórias;

Basta procurar na sua loja de apps por: Bombeiros Emergência 193

Para usar ambos os aplicativos (Polícia Militar e Bombeiros), é necessário um cadastro simples com nome completo, telefone, e-mail e CPF. Durante o uso, você pode informar o local da ocorrência e solicitar ajuda até o endereço.

5. SP+ Segura

Outra sugestão é o aplicativo SP+Segura! O app é uma plataforma móvel colaborativa que conta com um mapa onde você pode saber o que acontece ao seu redor, em tempo real.

Em algumas regiões já existem módulos e viaturas da Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal prontos para atender aos chamados feitos pelo aplicativo. O app também tem como proposta fazer denúncias e solicitar ajuda.