O Episódio#09 do Sales in Action!, uma série inédita em vídeo e podcast, realizada pelo Startupi em parceria com a Advance teve como convidada Renata Rico, Senior Regional VP Latam Alliances & Channels da Salesforce. Apresentado por Dagoberto Hajjar, CEO da Advance e Geraldo Santos, CEO do Startupi, o Programa tem o apoio e patrocínio especial da Sempre IT, empresa de tecnologia focada em apoiar e avançar com a transformação digital no Brasil. Vamos relembrar os destaques deste Episódio?

Regra#1 Clareza nos objetivos e metas

Começando a falar de suas regras para o sucesso no mundo das vendas, Renata comentou que antes de tudo é preciso ter organização, saber conhecer bem o seu produto e saber da área em que vai atuar. Ter um norte na sua programação, conhecer o mercado em que se vai atuar, segmento, indústria em que vai trabalhar e principalmente, saber o objetivo a ser alcançado.

“É muito importante a criação do plano de vendas, mais do que uma burocracia, quando fazemos um plano nós exercitamos a inteligência e paramos pra pensar e desenvolver essa produtividade quando a gente for atuar no mercado.”

A convidada também explica que um autoconhecimento é importante para aquele que busca entrar no mercado de vendas. Saber reconhecer seu espaço no mercado, base de clientes e tamanho perante outras empresas, é fundamental para evitar falsas esperanças futuras ou frustações. Planejar de acordo com suas metas e objetivos, não se programar para algo fora do seu alcance.

Regra #2 Revisão contínua no plano de negócios

Renata explicou que o plano de negócios é algo necessário para se ter uma organização das vendas e facilitar o próprio trabalho, que não deve ser estático e sim dinâmico, deve ser revisado sempre e adaptado caso necessário. Agregando a conversa, Dagoberto conta que antigamente era comum ter planos anuais que se revisavam semestralmente, explica que com o passar dos anos o dinamismo passou a ser mais necessário e requisitado pelo cliente. Dando o próprio exemplo, Renata conta que sua atualização é semanal.

Regra #3 criatividade na oferta de soluções

Tratando a inovação como diferencial, a convidada explica que é preciso vontade por parte do vendedor em dar mais que satisfação ao cliente. Explica que o elemento surpresa pode ser o ponto de virada dentro de uma venda especial. Para isso, é necessário que o vendedor conheça seu mercado de atuação e seus concorrentes, para trazer o diferencial.

“A criatividade vem quando você proporciona uma experiência nova para o cliente, seja na forma de uma negociação diferente para o cliente, fazer uma propaganda, uma referência pública do cliente ou até um produto a mais. Saber reconhecer o desejo e o que satisfaz o cliente é importante para entregar seu produto com qualidade e até com um algo a mais. Saber fazer bom uso da inovação para solucionar as dores dos clientes e trazer um diferencial, dar um algo a mais”, complementa Renata.

Regra #4 Marketing integrado às vendas

Marketing e vendas precisam andar lado a lado, um apresentando o produto e outro entregando o mesmo, essa dica dada por Renata agregou a conversa trazendo uma nova noção de parceria, uma vez que o marketing deve chegar primeiro ao cliente, não apenas para gerar o interesse mas também a curiosidade. Em seguida chega o vendedor para aplicar a venda.

Ainda seguindo essa ideia, a convidada falou que é importante ter uma boa e bem gerida equipe de marketing, que não deve ser tratada como menor que a equipe de vendas, mas sim como uma parceira. Estando bem alinhadas, o objetivo final e comum as duas será alcançado.

Regra #5 Transparência na Gestão dos canais de vendas

Renata explicou que a transparência vinda de todos os lados é algo essencial, além de gerar confiança, ela é importante para que uma boa comunicação aconteça. “Clareza é fundamental para trazer a honestidade e a confiança de todos ligados ao projeto. Ter uma liberdade para opinar é necessário para gerar uma boa relação com esse determinado grau de intimidade toda a parceria funciona com mais clareza, que deve vir de todas as áreas” e finalizou afirmando que uma boa liderança começa por uma boa relação.

Confira o episódio na integra:

Ouça também o podcast do episódio:


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