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Na última Black Friday, em 2020, foram movimentados cerca de R$ 7,7 bilhões em 7,6 milhões de transações durante o evento, que teve um reforço na participação do e-commerce por conta de questões atreladas à Covid-19, de acordo com dados da Neotrust/Compre&Confie. Não à toa é a data de maior destaque do calendário do comércio mundial atualmente. E para auxiliar no impulsionamento das vendas nas lojas físicas e on-line, a Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, dá dicas de como organizar a gestão do seu negócio e se preparar para este período.

Seja qual for a rotina empresarial e os processos diários do seu negócio, é necessário investir em um sistema que integre todas as atividades da empresa. Prospecção de clientes, emissão de NF, controle de estoque, controle de contas a pagar e receber, entre outros pontos. Tudo isso pode ser administrado com poucos cliques em um software que integre esses processos de forma simples, gerando bons resultados para a empresa.

“A automação comercial é muito importante nesse processo de transformação digital do varejo. Em momentos de picos de vendas, como na temporada de compras do final de ano, contar com uma tecnologia que ofereça agilidade e integração para os negócios, de forma prática e descomplicada, é essencial para ganhar tempo e focar em atividades mais estratégicas, algo que só o ERP pode oferecer”, explica Rafael Olmos, CTO e Cofundador da Omie.

Ao adotar o uso de um ERP, como o da Omie, as empresas conseguem centralizar todas as informações em um só lugar. “Nossos clientes podem ampliar enormemente o seu mercado de atuação com acesso ao e-commerce, reunidos em um único dashboard que integra os mais diversos marketplaces”, conta Olmos.

Fundamentais para tornar as empresas mais ágeis e eficientes, os sistemas de gestão mais modernos oferecem uma integração maior entre processos e serviços. Assim, os empreendedores têm acesso a um ecossistema completo de soluções.  Confira 5 dicas que a Omie preparou para quem quer alavancar as vendas na data mais esperada do ano pelos consumidores:

1) Agilidade: om acesso a um sistema integrado de gestão, quem possui uma loja virtual ou física consegue fazer uma administração integrada, rápida e eficiente de todos os processos. É imprescindível, principalmente em momentos como a Black Friday, ter o controle da quantidade de produtos disponíveis e saber se o processo de compras evoluiu da maneira correta, além de informações para futuras prospecções de clientes (Customer Relationship Management – CRM).

2) Controle financeiro: com o módulo voltado ao controle financeiro, é possível administrar em uma única plataforma contas a pagar, contas a receber, fazer conciliação bancária e gerenciar fluxo de caixa. Tudo de forma online, sem burocracias e com relatórios personalizados, gerenciados de acordo com a preferência do empreendedor. A Omie também oferece serviços financeiros com a conta digital Omie.Cash, disponível nesse módulo, onde é possível fazer cobranças via boleto, Pix, transferência, entre diversas outras funcionalidades.

3) Gestão de contratos de serviços: o sistema de gestão empresarial permite administrar todas suas negociações com clientes, com renovação ou cancelamento de contratos em seus mínimos detalhes. Para aqueles que trabalham com serviços recorrentes, é essencial que se tenha uma gestão de contratos para manter o controle de todas as atividades prestadas. Com o ERP, é possível controlar desde a negociação, renovação, data de faturamento e emissão de NFs, de maneira fácil de visualizar e integrada com o fluxo de caixa da empresa.

4) Controle de estoque: responsável por monitorar entradas e saídas de produtos, além de informar a posição de itens em tempo real, com integração completa com os módulos de compras, financeiro e linha de produção. O planejamento de demandas pode ser realizado com precisão, considerando custos, curva ABC e todos os relatórios e indicadores que você precisa para a gestão.

5) Cumprimento das obrigações fiscais e contábeis: com o sistema ERP Omie, o empreendedor permanece alinhado com as entregas relacionadas ao Fisco, declarações fiscais, pagamentos de impostos, fechamento contábil e todas as exigências da legislação. Os dados são transmitidos automaticamente da empresa para o contador, facilitando ainda mais as apurações.

Desde que foi fundada, em 2013, a Omie vem quebrando alguns paradigmas do mercado para transformar o cenário do empreendedorismo no Brasil, como as implantações complexas e demoradas e a necessidade de customização do sistema. Suas dicas são baseadas nos anos de experiência da companhia.