Startup que oferece soluções de software no setor de energias renováveis capta R$ 31 milhões

A RatedPower, uma empresa SaaS que desenvolve soluções baseadas em nuvem para ajudar as empresas a descobrir formas mais inteligentes de maximizar o potencial das usinas solares fotovoltaicas (“FV”) e reduzir o custo de geração da energia (“LCOE”), arrecadou R$ 31 milhões em sua série A.

A rodada foi liderada pela Seaya Ventures, um fundo de risco focado em empresas de tecnologia com participação adicional de investidores sediados nos EUA.

Este investimento será usado para impulsionar o crescimento e expansão internacional nos principais mercados de energia solar – especialmente nos EUA -, acelerar o desenvolvimento de produtos e características e acelerar sua missão de se tornar “o suite SaaS” das energias renováveis. Estes visam aumentar a competitividade da energia solar, e proporcionar uma experiência perfeita ao cliente.

A capacidade solar fotovoltaica cumulativa global tem apresentado uma tendência de crescimento contínuo desde 2015, sendo a solar a fonte de energia de crescimento mais rápido na última década. Até 2024, espera-se que a capacidade solar fotovoltaica cumulativa alcance mais de 1,4 terawatts, e 40% dela virá de usinas solares em grande escala. Buscar eficiência sistêmica na intersecção dos setores é a única maneira eficaz de combater a mudança climática, e de cumprir o Acordo de Paris.

Mas otimizar e realizar o projeto e engenharia de usinas solares ainda é um processo complexo e muito abrangente. A RatedPower foi fundada em 2017 por Andrea Barber, Miguel Angel Torrero e Juan Romero depois de experimentar estas ineficiências em primeira mão durante vários anos, e ver um enorme potencial para melhorar o processo usando tecnologias digitais para tornar a implementação da energia solar mais barata e mais eficiente.

“Estamos muito felizes em investir na RatedPower, cujos produtos únicos estão acelerando a mudança para tornar a energia solar a fonte de energia mais relevante e competitiva do mundo”, disse Carlos Fisch, Principal da Seaya. “Este investimento reforça nosso compromisso com empresas de tecnologia sustentável com fundadores que compartilham nossos valores, buscando tanto a prosperidade quanto o propósito, enquanto proporciona um impacto positivo claro e mensurável” acrescentou Beatriz González, fundadora e sócia-gerente da Seaya.

Pv Design—o software da RatedPower’s —é a ferramenta “tudo em um” para acelerar o processo de projeto e engenharia de usinas solares fotovoltaicas. O aplicativo web, que é colaborativo, ajuda as equipes a aumentar sua eficiência e reduz os custos de construção de usinas fotovoltaicas e o LCOE, ao mesmo tempo em que aumenta a precisão e a rentabilidade dos ativos. O pvDesign vem crescendo solidamente e é agora o software líder para realizar instantaneamente o projeto, otimização e engenharia de usinas solares em todas as suas etapas. 

De acordo com a IRENA, os custos de eletricidade de novas usinas solares fotovoltaicas caíram 82% desde 2010, principalmente devido à crescente eficiência dos painéis. Os softwares para realizar os projetos solares, como o da RatedPower, é o próximo em linha para continuar reduzindo o preço da energia solar.

“Nos últimos quatro anos, construímos uma plataforma SaaS única que simplificou o processo de construção de usinas solares em quase todos os países do planeta”, disse Andrea Barber, cofundadora e CEO da RatedPower. “Este é um marco importante em nossa viagem – tanto para a RatedPower como empresa quanto para nossos clientes – que nos permitirá expandir nossa solução, impactar novos mercados e nos ajudará a nos aproximar à nossa visão de fazer da solar a principal fonte de energia, acelerando a transição energética”.

Foto de destaque: Andrea Barber, Miguel Angel Torrero e Juan Romero, fundadores da RatedPower.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.