* Por Edvaldo Freitas

Com certeza se você é líder ou faz parte de um time de growth ou marketing sabe o quanto a agilidade é essencial no dia a dia. Mas, definir prioridades para experimentos, ideias e tarefas não é uma tarefa tão fácil assim. 

Existem diversas metodologias ágeis que ajudam no processo de execução, como o Kanban e Scrum, dois métodos muito utilizados no desenvolvimento de software. O problema é que elas não ajudam a identificar qual experimento ou tarefa a ser priorizada.

Para isso, o ICE Score pode ser uma opção e tanto, já que é um método capaz de te ajudar na priorização de experimentos dando um direcionamento ao time de quais testes começar.

Afinal, o que é a metodologia ICE? 

O ICE Score é uma metodologia criada por Sean Ellis, CEO da Growth Hackers e idealizador do termo Growth Hacking no vale do silício. As siglas ICE vêm do inglês: Impact (Impacto), Confidence (Confiança), Ease (Facilidade).

Impact: O quanto impactante essa ideia vai impactar objetivo do time/empresa

Confidence: Tenho confiança de que essa ideia vai funcionar?

Ease: O quanto é fácil realizar essa ideia?

Ela consiste em levantar todas as hipóteses de testes elencadas pelo time, além de definir uma ordem de priorização para a realização de cada uma delas.

E como isso funciona na prática?

Após o levantamento de hipóteses para alavancar o seu produto/serviço, a pessoa responsável atribui uma nota de 0 a 10 em cada requisito: impacto, confiança e facilidade. 

Feito isso, é realizada a multiplicação dessas notas para atribuir o ICE Score e priorizar os testes da maior nota para a menor, utilizando a seguinte fórmula: 

Impact x Confidence x Ease = ICE Score

Após definir as pontuações para cada hipótese é a hora de priorizar os testes para o time e colocar em ação cada uma delas. 

Separei um exemplo de como ficaria um plano de definição de prioridades. Com ele, fica mais claro para todo o time quais testes devem começar a rodar primeiro. 

exemplo

Vale ressaltar que essa priorização é essencial para um time de Growth ou Marketing. Com ela, a equipe consegue realizar mais testes e, consequentemente, validar cada hipótese ou ideia de forma mais ágil e eficaz.

– Benefícios do Ice Score

– Produtividade do time

Com a utilização da metodologia, a equipe consegue realizar mais experimentos em um curto período de tempo e, assim, conseguindo provar se aquelas hipóteses realmente são válidas. Isso dá um norte para os próximos passos nas estratégias do negócio.

Priorização estratégica

Com o  ICE Score o time consegue ter uma tomada de decisão mais eficiente com foco no objetivo da empresa, o que é extremamente importante para um negócio que busca escalar o seu produto ou serviço com velocidade e mais assertividade. 

Vale ressaltar que para essa metodologia funcionar toda hipótese deve estar atrelada ao objetivo do negócio.

Comece a utilizar o Ice Score aos poucos para ficar mais familiarizado e depois vai evoluindo para hipóteses mais complexas e se ficou qualquer dúvida deixe nos comentários. 


Edivaldo* Edvaldo Freitas, formado em publicidade e propaganda na UNIP, hoje atua como head de Growth na EZ.devs, é fascinado por tecnologia e soluções inovadoras.