Mercado de tecnologia e a busca por desenvolvedores

00* Por Gabriel Malinosqui

Nos últimos anos, o crescimento do mercado de Tecnologia tornou-se cada vez mais evidente, causado pela evolução e automação de processos de produção em diversas áreas, mas no último ano, houve uma aceleração na busca por profissionais desta área.

Em 2020, com a pandemia de covid-19, a grande maioria das empresas teve que se adaptar a um cenário que exigia um investimento ainda maior em tecnologias. Muitas destas inovações estavam previstas para acontecer a longo prazo, ou seja, o mercado ainda não estava totalmente preparado para esse cenário e precisou arcar com todas as despesas acarretadas por um novo modelo de trabalho: o remoto. 

A crise econômica causada pelo coronavírus gerou um grande impacto nas finanças de empresas, principalmente as de menor porte, que não estavam preparadas para essas mudanças, e o principal resultado disso foi a redução no número de funcionários nas mais diversas ocupações. Porém, com os profissionais de TI o cenário foi e continua sendo o oposto. 

Mesmo com todos os desafios trazidos pela pandemia, o ano de 2021 apresenta evoluções no mercado da tecnologia em relação aos anos anteriores à covid-19. Pesquisas sugerem um aumento, que gira em torno de 10%, nas oportunidades de trabalho na área. 

As duas motivações principais para essas mudanças foram a migração do regime presencial para o home office (trabalho remoto), que implica a otimização dos mecanismos de comunicação digital e também pelo comércio on-line, que está cada vez mais em ascensão, mas existem outros processos que também necessitam do trabalho de talentos de tecnologia. 

Os setores mais buscados pelas empresas estão relacionados principalmente ao desenvolvimento web, trabalho com dados e engenharia de softwares, além daqueles que envolvem segurança da informação e acessibilidade, mas as oportunidades variam muito conforme as necessidades de cada organização e também com as ferramentas que elas trabalham.

De acordo com Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho (plataforma brasileira de classificados), o desenvolvedor é imprescindível para diversas áreas de um negócio, que vão desde a criação de plataformas para e-commerce até a automação de processos internos que tornam a empresa mais eficiente. Portanto, investir nessa área da tecnologia é extremamente necessário para que a empresa consiga conquistar bons resultados.

Dificuldades para contratar desenvolvedores

A maior dificuldade encontrada pelas empresas é a falta de mão de obra qualificada para o setor de desenvolvimento. Existem muitas demandas para poucos profissionais disponíveis, e oferecê-los apenas o benefício do trabalho remoto não é o suficiente para que eles se sintam interessados pelas vagas.

Agora que trabalhar em casa não é mais uma novidade, isso deixa de ser uma vantagem para o empregado. Existem outros pontos mais importantes na lista de prioridades dos desenvolvedores, como a possibilidade de se ter horários flexíveis e de crescer na carreira.

A busca dos profissionais por empregos que lhes dêem a liberdade de trabalhar de onde quiserem e também de ter horários que os permitem cuidar da família, da casa e de si mesmos quando necessário, se tornou comum e pode trazer vantagens tanto à empresa como aos colaboradores, devido ao aumento da produtividade dos membros que estão satisfeitos com o seu ambiente de trabalho.

Outros benefícios procurados são a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal  e profissional, assim como as oportunidades de crescimento dentro da própria organização, podendo ocupar cargos mais elevados conforme seu desempenho ao longo do tempo. Infelizmente, não são todos os ambientes de trabalho que oferecem tais oportunidades e por esse motivo, perdem muitos profissionais qualificados. 

Os cenários mudaram e com isso, as relações de trabalho e os novos modelos de negócios trouxeram inovações que empresas de todos os setores precisam acompanhar para que cresçam cada vez mais. Pensar em inovações nas formas de contratação para área de TI pode ser um diferencial para empresas que buscam a colaboração desses profissionais, já que eles são uma peça chave para a evolução de qualquer organização.


Gabriel Malinosqui é formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista.  É apaixonado por empreendedorismo e quer mudar a vida das pessoas com tecnologia. Valida startups digitais desde os 17 anos e após aprender bastante com o mercado, fundou com outros sócios a ez.devs, empresa com foco em ajudar pessoas a tirarem seus produtos digitais do papel. Desde então já contribuiu para a evolução dos projetos de mais de 20 startups de todo o Brasil!

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.