A dificuldade de gerenciar os cadastros de pacientes tem sido um dos muitos gargalos enfrentados pelas unidades de saúde, principalmente no momento grave da pandemia. O problema ficou ainda mais aparente com o início da vacinação contra a Covid-19, agora é imprescindível um controle mais preciso e rígido das informações. Uma ferramenta desenvolvida pela empresa júnior EPR Consultoria, criada por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promete dar maior agilidade e confiabilidade aos dados disponíveis em hospitais e postos de saúde.

‘’A ferramenta permite um gerenciamento eficaz de todos os cadastros, possibilitando um acompanhamento personalizado de cada paciente. Isso faz com que haja um controle maior das informações disponíveis, ajudando, inclusive, no aumento do número de pessoas vacinadas’’ explica Arthur Moretto presidente-executivo da EPR Consultoria

Desenvolvida no software do Microsoft Excel, utilizando linguagem VBA, a ferramenta foi criada para o menu interativo: uma para o banco de dados e outra com informações do área de atuação da unidade de saúde. Assim, os profissionais têm uma melhor visualização da tabela, facilitando o acesso aos conteúdos.

‘’Além de demorado, o processo manual gera insegurança, não conta com qualquer padrão e ocupa um profissional de saúde em uma tarefa burocrática. Criamos um formulário automatizado que, ao ser preenchido, envia todas as informações diretamente para o banco de dados’’ conclui Moretto

A ferramenta conta ainda com um código de pesquisa, que facilita a atualização dos dados dos pacientes já cadastrados. As informações são encontradas de forma mais precisa e rápida, com o padrão visual estabelecido por cada unidade de saúde, permitindo um gerenciamento eficaz de todos os cadastros e o acompanhamento personalizado de cada paciente. Isso proporciona um controle maior das informações disponíveis, ajudando no aumento significativo de pessoas vacinadas.