O SoftBank anunciou na semana passada seu apoio ao programa Data Science for All (DS4A)/Empowerment (em português, Ciência de Dados para Todos/Empoderamento), uma nova iniciativa destinada a aprimorar e preparar trabalhadores provenientes de comunidades carentes para carreiras em ciência de dados.

Desenvolvido pela Correlation One, a iniciativa visa treinar pelo menos 10.000 pessoas de comunidades sub-representadas – priorizando negros, latinos, LGBTQ+, e veteranos militares dos EUA – durante os próximos três anos, proporcionando novos caminhos para oportunidades econômicas nas indústrias que crescem mais rapidamente no mundo.

“Precisamos de talentos com profundo entendimento em ciência de dados para construir as empresas do futuro”, disse Marcelo Claure, CEO do SoftBank Group International. “Estamos orgulhosos de apoiar este programa, continuar aprimorando os talentos das empresas do nosso portfólio e treinar mais de 10.000 pessoas de comunidades sub-representadas com habilidades técnicas fundamentais”.

A Academia de inteligência artificial (IA) do SoftBank apoia programas que complementam o treinamento teórico de cursos tradicionais com aulas práticas, incluindo IA e habilidades de dados que podem ser imediatamente aplicadas às necessidades comerciais do dia a dia.

O DS4A proporcionará treinamento aos funcionários das empresas investidas do SoftBank Group International, incluindo o Opportunity Fund e o Latin America Fund, bem como a candidatos externos dos EUA e da América Latina. O programa foi projetado especificamente para abordar as lacunas de talento e equidade em um campo que historicamente tem sido inacessível para muitos trabalhadores, levando a uma significativa sub representação de mulheres e indivíduos que não sejam brancos. Os participantes do programa trabalham em estudos de casos reais que devem ter um impacto mensurável no desempenho operacional das empresas envolvidas.

O IDB Lab se unirá ao SoftBank nesta iniciativa, fornecendo mais de 10 bolsas de estudo integrais para candidatos sub-representados na América Latina, enquanto o Beacon Council fornecerá 4 bolsas de estudo completas para candidatos sub-representados baseados em Miami.

“As inequidades existentes no cenário da educação e do mercado de trabalho têm, por muito tempo, dificultado as oportunidades nos campos de maior crescimento econômico”, disse Rasheed Sabar, CEO e co-fundador da Correlation One. “Trata-se de construir novos caminhos para o emprego – e, consequentemente, para a mobilidade econômica – ao mesmo tempo em que permite que os líderes empresariais tratem das lacunas de talentos”.

Os participantes do programa receberão 13 semanas de treinamento em análise de dados (mais o treinamento opcional Python) enquanto trabalham em estudos de casos e projetos, incluindo alguns apresentados por empresas do portfólio do SoftBank. A iniciativa também conectará os participantes com mentores que oferecerão desenvolvimento profissional e coaching de carreira. Ao final do programa, os participantes externos estarão em contato com oportunidades de emprego no SoftBank e em empresas líderes nos setores de negócios, serviços financeiros, tecnologia, saúde, consultoria e consumo.

“A pandemia do covid-19 acelerou a demanda por talentos em ciência dos dados e exacerbou as lacunas que mantiveram tantas pessoas sem acesso a oportunidades”, disse Sham Mustafa, CEO e Co-Fundador da Correlation One. “Somos gratos por trabalhar com organizações inovadoras como o SoftBank, que vêm desempenhando um papel mais direto em ajudar a força de trabalho a se preparar para os empregos do futuro”.

Detalhes sobre o programa e inscrições

O Data Science for All é um programa online conduzido em inglês durante um período de 13 semanas. As aulas serão realizadas aos sábados, das 12h às 22h, a partir de 17 de abril de 2021. As inscrições para o programa terminam em 7 de março de 2021.

Podem se inscrever funcionários de empresas do portfólio do SoftBank na região, bem como engenheiros de software, gerentes técnicos de produto, técnicos de marketing e qualquer pessoa com formação em cursos ligados a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática que esteja interessada em aprender análise de dados.

Para se inscrever e obter mais informações sobre o programa, os candidatos interessados podem visitar o site oficial do DS4A Empowerment.