A gestora de venture capital Iporanga Ventures acaba de anunciar um investimento pré-seed na Floki Technologies, startup de Inteligência Artificial focada em automatizar todo o processo de compras da indústria de food service de ponta a ponta. O aporte de R$ 3,6 milhões foi liderado pela gestora e contou ainda com a participação de investidores-anjo, fundadores de startups como Viva Real, Olist, Guiabolso e Apontador. Os recursos serão direcionados para a consolidação do produto e o desenvolvimento comercial.

Em operação desde março, a Floki foi fundada por Luigi Uliana Rodrigues e Marcelo Lapa Espiga, engenheiros que ocuparam uma série de posições dentro da McKinsey & Co. e que em 2016 partiram para um MBA nos Estados Unidos – um na Universidade da Califórnia, em Berkeley, o outro no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, em Cambridge. Findado o MBA, a dupla retornou para a consultoria e, no contato com projetos de transformação digital e com empresas do setor, entendeu que é possível transformar a área de compras de pequenos varejistas com tecnologia e o uso inteligente de dados. 

“A área de compras concentra as principais dores vivenciadas por nossos clientes, representando algo entre 30% a 40% do faturamento desses estabelecimentos. Todo dia o varejista precisa resolver um quebra-cabeça complexo de fornecedores, preços, prazos de pagamentos e preferências pessoais. A Floki resolve isso de forma proativa, gerando economia financeira substancial e redução de 80% do tempo dedicado às compras”, afirma Luigi Rodrigues, hoje CEO da Floki.

A startup fundada pela dupla de engenheiros faz uso intensivo de métodos de Machine Learning para gerenciar, de forma eficiente, as transações entre fornecedores e estabelecimentos como cafés e restaurantes. O uso quase que diário da plataforma, por sua vez, traz um  aprendizado profundo das suas preferências, tornando as sugestões cada vez mais assertivas. Em média, a Floki garante uma economia de 20% na compra total do estabelecimento. Alguns itens, no entanto, chegam a ter até 70% de redução de custo.

“A Floki atua em um setor extremamente analógico. A solução criada pela startup automatiza e simplifica o processo de compras, trazendo economia imediata de custos e de tempo”, pontua Leonardo Teixeira, sócio da Iporanga Ventures. “A experiência de seus fundadores permitiu a modelagem de um produto altamente tecnológico, capaz de impactar imediatamente parte importante da cadeia do setor alimentício”, completa.

Responsável pela área de produto e operações, Espiga afirma que o contexto de pandemia evidenciou a relevância do setor de compras para a saúde destes negócios. “Comprar de forma inteligente se tornou uma questão de sobrevivência para muitos restaurantes, que chegaram a ver quedas de 70% do faturamento. A otimização desta dinâmica se tornou regra para a reinvenção dessas casas. Não à toa, crescemos bastante neste período. Estamos resolvendo essa dor de ponta a ponta e entendemos que só assim seremos referência para este setor”, completa. 

Atualmente, o cliente típico da Floki é um restaurante independente, que não está numa rede e não tem uma área de compras dedicada. Hoje com uma atuação concentrada na cidade de São Paulo, a startup tem a expectativa de atingir a marca de 200 clientes em breve.