SeeTree, agtech israelense que oferece serviços de Inteligência Artificial que melhoram o desempenho das colheitas, arrecadou US30 milhões (R$ 153 milhões) em uma rodada de investimento conduzida pelo IFC – International Finance Corporation, braço do setor privado do Banco Mundial. Essa terceira rodada de investimento, uma das maiores para uma empresa no segmento de agtech em Israel, permitirá que a SeeTree amplie seus serviços para novas plantações e expanda sua atuação globalmente, aumentando as equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e de atendimento ao cliente.

Além do IFC, investiram na SeeTree, a Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, com vendas para mais de 100 países; a Orbia Ventures (venture capital corporativa da Orbia, fornecedora global de soluções inovadoras para a urbanização rápida e escassez de comida e água); a Kubota (fabricante japonesa especialista em equipamentos agrícolas, como tratores) e a Hanaco Ventures (venture capital com sede em Tel Aviv e Nova Iorque), que já é investidora e voltou a participar nesta rodada.

“Todos os nossos novos investidores são parceiros que acreditam na capacidade da nossa plataforma para aumentar a produtividade e ajudar a superar o impacto do clima e outros grandes desafios na produção agrícola, tanto hoje quanto no futuro”, afirma Israel Talpaz, cofundador e CEO da SeeTree.

“A Inteligência Artificial pode revolucionar a agricultura e ter um impacto transformador na produtividade, no meio ambiente e no modo de sustento de agricultores”, diz Stephanie von Friedeburg, diretora-geral interina, vice-presidente executiva e diretora de Operações do IFC. “Estamos empolgados em investir na tecnologia da SeeTree e ajudar a impulsionar a agricultura de precisão em mercados emergentes.”

Com operações no Brasil, Estados Unidos, Chile e África do Sul e uma equipe de 120 profissionais, a SeeTree monitora mais de 50 milhões de árvores ao redor do mundo hoje. Em 2023, este número crescerá para 1 bilhão de árvores.

“Começamos com cítricos e estamos prestando serviços para os maiores produtores de citrus globalmente. Temos uma forte carteira e continuaremos a crescer nesse tipo de lavoura, mas também focaremos em crescer nossas ofertas para novos plantios, como amêndoas, azeitonas e avelãs, onde já estamos instalados e auxiliando agricultores”, detalha Talpaz.

O sistema da SeeTree identifica a saúde e taxa de crescimento de cada árvore no plantio e permite a criação de planos personalizados de cultivo para cada uma delas, ou para um grupo de árvores. A SeeTree coleta imagens de ultra-alta-resolução, capturadas por drones e sensores multiespectrais, além de amostras de árvores e solo, e analisa estes dados através dos algoritmos de Machine Learning da plataforma. Por fim, os agricultores recebem um produto que é fácil de usar, com ferramentas como monitoramento da saúde das árvores, pragas e doenças.

“Nossa visão é poder possibilitar a ‘Revolução 4.0 das Árvores’ com a inteligência por árvore que nós fornecemos. A SeeTree pode reduzir as despesas operacionais de um plantio em 20% a 40%. Ao conectar a SeeTree a tratores e sistemas de irrigação, podemos otimizar ainda mais nossos serviços e aumentar o valor para nossos agricultores”, explica Talpaz.

“Este investimento representa o desejo tanto da Orbia quanto da Netafim de expandir seus investimentos na área de inovação e tecnologia. Como investidores estratégicos e líderes de mercado, vemos a integração de tecnologias nas operações globais da Netafim como um todo” diz Shai Albaranes, VP de Inovação e Empreendimentos da Orbia. “A Netafim e a Orbia possibilitam que startups tenham acesso a mercados internacionais de forma mais fácil, com o apoio e assistência de uma empresa líder em termos globais.”

“A SeeTree expandiu em um mercado enorme e difícil de penetrar,” descreve Pasha Romanovski, cofundador e sócio da Hanaco Ventures e diretor de Administração da SeeTree. “A equipe da SeeTree pôde transformar uma tecnologia complexa em uma plataforma acessível para agricultores. Eles desenvolveram uma excelente tecnologia e foram capazes de executá-la em um mercado importante e pronto para a inovação do monitoramento de árvores”, conclui.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.