A Arrival, startup de veículos elétricos comerciais, anunciou que arrecadou US$ 118 milhões de fundos administrados pela BlackRock. Os recursos serão usados para apoiar a execução dos planos de crescimento da empresa à medida que aumenta a produção de veículos, incluindo o lançamento da primeira microfábrica dos EUA na Carolina do Sul.

A Arrival, fundada em 2015, tem como objetivo reinventar a indústria automotiva com sua abordagem totalmente nova para o design e a montagem de veículos elétricos. O novo método da startup usa microfábricas de baixo CapEx e rapidamente escalonáveis ​​que podem ser colocadas em qualquer lugar do mundo para atender às regiões em que estão localizadas. Essas microfábricas, combinadas com componentes, materiais e software desenvolvidos internamente, permitem a produção de veículos com preços competitivos em relação às variantes de combustíveis fósseis.

Portanto, esta abordagem reduz os custos de produção e as emissões de transporte e não requer um investimento inicial massivo, criando uma economia de unidade forte para todo o portfólio de produtos da Arrival, incluindo sua van e ônibus elétricos anunciados no início deste ano.

“Estamos entusiasmados em receber a BlackRock como um investidor financeiro estratégico com seu excelente histórico em ESG”, diz Denis Sverdlov, fundador e CEO da Arrival. “Esse capital adicional será investido no crescimento da Arrival, conforme aprofundamos e expandimos nossa presença nos Estados Unidos e em outros novos mercados globalmente. Com a nossa nova microfábrica na Carolina do Sul, estamos ansiosos para fazer parceria com mais cidades e empresas para criar um futuro sustentável. ”

A Arrival fez grandes incursões no mercado de veículos elétricos comerciais, tendo recebido um pedido de 10 mil vans elétricas da empresa de logística UPS, com opção de mais 10 mil. Este investimento é um reflexo da oportunidade de mercado significativa para veículos elétricos, particularmente no segmento comercial, que continua a crescer com o aumento da demanda por comércio eletrônico e está previsto que atinja 8 milhões de frotas comerciais e de passageiros até 2030 somente nos EUA.

O novo aporte apoiará ainda os planos da Arrival de escalar sua microfábrica nos EUA e na Europa. Como parte de sua estratégia nos Estados Unidos, a empresa anunciou esta semana o lançamento de sua primeira Microfábrica no país em York County, Carolina do Sul, um investimento de US$ 46 milhões na região e a criação de empregos locais. A Arrival começará a equipar a unidade e deverá iniciar as operações no segundo trimestre de 2021, com início da produção no quarto trimestre de 2021. As microfábricas da startup produzem 10 mil vans ou 1 mil ônibus por ano.

A BlackRock se junta a outros investidores estratégicos da empresa, incluindo Hyundai Motor Company, Kia Motors Corporation e UPS.