Hoje, 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro, data criada em 1810 para comemorar a fundação da Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, a primeira do país. O hábito da leitura ultrapassa séculos e se mantém como importante momento de lazer, reflexão, aprendizado e inspiração.

Empreendedores e executivos de empresas brasileiras também buscam na literatura o estímulo para desenvolverem suas carreiras e prosperarem nos negócios, a partir de ideias que surgem durante a leitura. Pensando nisso, separamos algumas indicações de livros que ajudaram a inspirar os profissionais abaixo:

Livro: The hard thing about hard thing, de Ben Horowitz

Daniel Topper,  35 anos, CEO do Zarpo, agência online de viagens

“Escrito por um fundador e CEO emblemático, me fez refletir sobre as situações e decisões difíceis que ele teve que enfrentar. Ideal para ler e reler, ainda mais nesses momentos de incertezas que estamos vivendo”.


Livro: Outliers, de Malcom Gladwell

José Papa, 45 anos,  sócio e CEO da Trace Brasil, Grupo de mídia focado em cultura negra

“Obra que mergulha nos casos que mostram que o sucesso é o encontro da vocação e competência com enorme dedicação. A famosa “10000 hour rule” onde para obter resultados excepcionais a regra da prática de 10000 horas de dedicação funciona.


Livro: Sprint. O Método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias, de Jake Knapp, John Zeratsky  e Braden Kowitz

Adriana Barbosa, 43 anos, criadora da Feira Preta e CEO da PretaHub

“Gosto desse livro porque me ajudou a desenvolver um método ágil para apoiar o desenvolvimento  de novos produtos e estratégias para os negócios. Em 2018 criamos uma metodologia para o programa educacional da Feira Preta que se chama Afrolab que foi desenvolvido em cocriação com o British Council e uma Universidade do Reino Unido e usamos o Sprint como base metodológica”.


Livro: Mulheres lideram melhor que homens, de Lois P. Frankel e Maria Alayde Carvalho

Lorelay Lopes, 39 anos, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon

“Além de trazer exemplos reais, explica muito bem os motivos pelos quais a mulher tem um estilo de liderança mais assertivo, ainda que não ocupe um cargo de líder, e me trouxe segurança e certezas dos meus pontos fortes e competências naturais de comando”.


Livro: What is Water? The History of a Modern Abstraction, de Jamie Linton

Tatiana Silva, 34 anos, diretora executiva do Fa.vela

“Linton me impactou como empreendedora social por olhar para algo que naturalizamos como comum, disponível e acessível – que é a água – e apresentá-la como uma ideia produzida por diversas construções sociais, culturais, ambientais, políticas, que resultam na crise e elitização do acesso. Esta percepção crítica me impulsionou a buscar liderar iniciativas que gerem impactos positivos no todo, na sociedade, e a questionar o que observamos como natural, como a própria noção de empreender, de empreendedorismo”


Livro: A startup enxuta, de Eric Ries

Moacy Veiga, 42 anos, CEO do Kinvo, app para gestão de investimentos

“Esse livro tem um papel fundamental na mudança de visão do empreendedor, de como ele pode montar um negócio. Na maioria das vezes, queremos fazer algo muito complexo, muito rebuscado e, no fundo, validar um modelo de startup deve ser simples, rápido e fácil. E esse é o desafio, pois nem sempre o simples é fácil. A Startup Enxuta foi um divisor de águas para mim em relação a visão de quem quer montar uma startup, ou mesmo fazer um negócio tradicional, só que de uma maneira um pouco diferente.”


Livro: High output management, de Andrew S. Grove

Daniel Kriger, 35 anos, cofundador e CEO da Kenzie Academy, escola de programação para desenvolvedor web full stack

“É um clássico para todos que querem começar no empreendedorismo ou fundar uma empresa de tecnologia. Foi escrito em 1983 pelo CEO da Intel e, ainda hoje, a grande maioria dos ensinamentos continuam atualizados. Neste livro, aprendi muito sobre as boas práticas de gestão de uma empresa de tecnologia e, o mais importante, o racional de como funcionam e como podem ser implementadas no crescimento de um negócio.”


Livro: O jeito Harvard de ser feliz, de Shawn Achor 

Alex Monteiro, 36 anos, sócio-fundador da Non Stop, agência de talentos digitais

“O livro muda a nossa visão sobre como o comportamento é importante na busca pelo sucesso. Não adianta estar no melhor posto de trabalho, ou ser o dono da maior empresa, se esse não for o seu propósito. O autor, Shawn Achor, ensina que a felicidade está no processo, e não no final; pois o final pode não chegar –  e tomara que realmente não chegue – pois o processo é o mais prazeroso”.


Livro: O algoritmo da vitória, de José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes

Carlos Ávila, 45 anos, sócio fundador do MeuVizinho.me, rede social de consumo local do Brasil

“O livro identifica os padrões de comportamento de esportistas de alto desempenho e explica como aplicar isto na identificação de jovens talentos. Os autores codificam os oito elementos que devem ser aplicados nas empresas para formar um time espetacular. Posso afirmar que o livro me ajudou na trajetória como empresário, já que foi por meio dele que comecei a construir um time de profissionais talentosos e fora da curva no MeuVizinho.me!”.


Livro: A arte da guerra, de Sun Tzu

Anderson Gil, 39 anos, sócio-fundador e diretor de Marketing e Negócios da Followize, software de gestão de leads e vendas

“É quase um clichê recomendar este livro. Mas, sendo um comunicólogo e apaixonado por estratégia, não tem como ignorar esta verdadeira bíblia do planejamento. O livro traz conceitos básicos, porém essenciais para aqueles que trabalham visando resultados estratégicos”.


Livro: Cabala e a arte de manutenção da carroça – Lidando com a lama, o buraco, o revés e a escassez, de Nilton Bonder

Fernando Farias, 41 anos, CEO da Gofind, localizador que utiliza Inteligência Artificial para ajudar o consumidor a encontrar produtos nas proximidades

“O livro nos oferece uma nova forma de refletir e lidar com os riscos, imprevistos e dificuldades que são inerentes a gestão dos negócios. Leitura rápida, mas que inspira e contribui não só para os negócios, mas para a vida pessoal”.


Livro: A startup de $100,  de Chris Guillebeau 

Diego Carmona, 40 anos – CVO e fundador da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas

“Explica bem o conceito de que não é preciso grande investimento para iniciar um negócio, que o importante é validação das ideias e testar o modelo de negócios o mais rápido possível usando foco e praticidade, trazendo diversos exemplos e diferentes formas de como negócios foram constituídos e dirigidos por pequenos empresários que iniciaram com muito pouco.”


Livro: Receita previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler 

Cassiano Maschio, 36 anos – diretor comercial e de Marketing da Inbenta Brasil, empresa global, especializada em atendimento online por meio de Inteligência Artificial

“Para negócios que precisam escalar rapidamente, é um livro divisor de águas. Os autores explicam de maneira bem didática e prática como estruturar uma ‘máquina de vendas’ para garantir uma receita muito mais previsível em um cenário de cada vez mais concorrência, com profissionais especializados e dedicados em cada etapa do processo: pesquisa, prospecção, qualificação, negociação, fechamento”.


Livro: A lógica do Cisne Negro, Nassim Nicholas Taleb

Fellipe Couto, 24 anos, CEO e Fundador da Vulpi, plataforma que conecta profissionais de TI e empresas

“Ele mostra como o que está no seu controle pode ser resolvido e o que não está tem que ser aceito. Na vida do empreendedor, assim como de toda pessoa, situações saem do controle, o que não pode ser interpretado como negativo e sim aproveitado como lição”.


Livro: Sonho grande, de Cristiane Correa

Luana Ribeiro, 27 anos, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital

“Para chegar até aqui, precisei encontrar uma forma de aprender com os erros e, principalmente, com quem já trilhou o caminho. Neste contexto, o Sonho grande de Cristiane Correa me marcou muito porque ao abordar a história dos três empreendedores da Ambev (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira) transmitiu-se a mensagem de que nada é impossível”.


Livro: O Futuro do trabalho, de Domenico De Masi 

Andressa Rando Favorito, 37 anos, especialista em gestão de negócios de Moda

“Vivemos em uma realidade onde um seleto grupo de pessoas trabalha por muitas horas e recebe uma grande quantia de remuneração. Mas, e se houvesse um grupo maior para assim dividir melhor essas horas de trabalho e ganhar salários mais igualitários? A partir dessa reflexão de Domenico de Masi, mudei meu conceito de gestão. A obra auxilia a olhar de uma nova ótica a questão da distribuição da riqueza, dos produtos e do trabalho”.


Livro: Pixar Storytelling, de Dean Movshovitz 

Rodolfo Gomes, 36 anos, cofundador da PPT Go, scale-up que alinha alta tecnologia com processos ágeis a fim de atender aqueles que desejam melhorar a qualidade de suas apresentações.

“Muito se diz sobre a importância de saber contar uma boa história. E, não é para menos. O chamado storytelling mostrou ser uma ferramenta poderosa de aproximação e fidelização dos consumidores. Neste contexto, o Pixar Storytelling é uma ótima fonte de inspiração. Os filmes da Pixar têm um enredo incrível e o livro não é diferente. Apesar de estar disponível apenas em inglês, vale a pena conhecer a obra porque ela é capaz de proporcionar ótimos insights para um storytelling bem estruturado’’.


Livro: Jack: definitivo: segredos do executivo do século, de Jack Welch

Eduardo Pirré, 31 anos, CTO e cofundador Maria Brasileira, rede de franquias de cuidados e limpeza residenciais e corporativas

“O livro Jack definitivo tem um grande simbolismo, pois ganhei do meu pai quando tinha apenas 16 anos, e me marcou muito ver a forma como o autor reforçou a importância do líder trabalhar pelo crescimento das pessoas ao seu lado e estar sempre muito próximo delas. Essas lições eu trouxe para a minha carreira e vida empreendedora, pois acredito que um empreendedor de sucesso é aquele que consegue mudar a vida das pessoas”.

E aí? Gostou das sugestões? Semanalmente postamos dicas de livros, séries e filmes relacionados à inovação, empreendedorismo e gestão no Instagram do Startupi. Você pode visualizar as dicas anteriores usando #DicaStartupi.