A SAP Brasil, especializada em software de aplicativos corporativos, anunciou na tarde de ontem uma parceria com a Boomera, empresa de economia circular que cria soluções voltadas para reciclagem de materiais. O comunicado ocorreu durante uma coletiva de imprensa comandada pela presidente da SAP no Brasil, Adriana Aroulho, que abriu a edição 2020 da SAP NOW Brasil mais cedo.

O evento, que segue até o dia 18 de setembro, vai reunir as principais lideranças da área para debater como as questões da atualidade impactam o ambiente de negócios na atualidade e também no futuro. “A gente entende que o Brasil, pelo tamanho do mercado, pela demanda, tem um super potencial para esse assunto. A Boomera, trazendo esse conhecimento profundo, de reinserir resíduo na cadeia produtiva e fazer a economia girar, e nós, com a nossa tecnologia, com a nossa influência em gestão de processos, com o nosso ecossistema”.

O objetivo com a nova parceria é unir empresas à recicladoras, cooperativas e coletoras, dando o suporte necessário para identificação do tipo de material, quantidade e geolocalização. O acordo entre as duas organizações também facilitará a compra e venda de materiais com rastreabilidade e certificação, de acordo com a necessidade de empresas e marcas.

Inicialmente, o projeto vai funcionar como um piloto e deve começar a operar oficialmente a partir do início do ano que vem. Diferentemente da economia linear, onde os produtos feitos a partir de recursos naturais são utilizados até serem descartados como resíduos, sem qualquer tipo de tratamento, no caso da circular, trabalhado pela Boomera, esses detritos viram insumos para a produção de novos materiais, promovendo a sustentabilidade.

Ilustração de como cada empresa vai atuar dentro do conceito de economia circular.

Atualmente, a Boomera trabalha com mais de 8 mil organizações de reciclagem de lixo, porém, grande parte de suas informações ainda não estão digitalizadas, o que reforça a importância da parceria neste momento. “Como a gente pode ajudar a digitalizar esse lixo de uma forma produtiva, entender os caminhos que eles fazem e conectar?”, disse a presidente. Ela também chamou a atenção para os percentuais de reciclagem no Brasil, que ainda são muito baixos, destacando a importância da economia circular para mudar este cenário. 

“Este é um dos grandes objetivos com essa parceria, é poder aumentar esse percentual. A Boomera já faz um trabalho super forte de apoio, para fortalecer e apoiar as cooperativas. A gente entende que a nossa plataforma, agindo com marketplace, vai facilitar justamente a conexão. A gente está indo no ponto de conectar os dois lados dessa conversa com a tecnologia. Essa é a grande visão e missão de poder construir essa parceria”. 

Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil.

O CEO da Boomera, Guilherme Brammer, disse em nota que a empresa vem desenvolvendo soluções em economia circular há 9 anos no Brasil, com programas sólidos e promovendo desenvolvimento social com impacto. “Estrear uma parceria com a SAP nos fortalece muito e traz o dinamismo e velocidade necessária para amplificar e conectar todos os stakeholders em uma única rede, forte e circular”.

Guilherme Brammer, CEO da Boomera.

Ainda de acordo com Brammer, a parceria com a SAP traz um novo marco para o mercado de gestão de resíduos no Brasil. “Nos unir a um dos maiores provedores de soluções digitais do mundo trará conhecimentos e expertise de cada empresa numa solução única, escalável e capaz de atender às necessidades crescentes do mercado. É uma inovação dentro do ecossistema de gestão de resíduos, tão necessária nos dias de hoje”, conclui.