A Endeavor, rede global formada pelos empreendedores e empreendedoras à frente das scale-ups que mais crescem no mundo, anunciou o lanamento do Mapa de Acesso a Capital, um guia completo que oferece conceitos, instruções e boas práticas para acessar nove alternativas de financiamento para empresas – investimento anjo, seed, série A/B, growth capital, private equity, capital de giro, linhas de crédito, debêntures e venture debt.

“É especialmente simbólico que o ano em que a Endeavor comemora 20 anos no Brasil seja justamente o ano em que os empreendedores precisam, como nunca, do nosso apoio e que o país precisa, como nunca, dos nossos empreendedores, pois as scale-ups são as grandes geradoras de inovação, emprego e competitividade no Brasil. O papel do “MAC” é oferecer as ferramentas para que os empreendedores possam ir atrás do principal combustível para impulsionar o crescimento de suas empresas: capital”, diz Camilla Junqueira, diretora-geral da Endeavor.

Para elaborar o Mapa de Acesso a Capital, foram analisados desafios de equity e dívida das startups e scale-ups:

“Os mapas representam o mundo real mas em uma escala muito pequena. Eles nos ajudam a ir de um ponto A ao ponto B. Eles nos ajudam a preparar a jornada e se organizar ao longo dela. Eles nos apontam onde estamos para onde devemos ir. Para se criar uma empresa incrível, é imprescindível ter acesso constante e contínuo aos recursos financeiros ideais para cada fase e situação. Esse mapa vai ajudar a sair da navegação ‘chutômetro’ e chegar à era do GPS”, diz Edson Rigonatti, mentor da Endeavor e sócio da Astella Investimentos.

Para sanar as dores dos empreendedores causadas pela falta de conhecimento e preparação acerca do processo de acesso a capital, a Endeavor construiu o MAC com o apoio de mais de 40 mentores da rede, especialistas de mais de 25 organizações especializadas – entre redes de investidores, fundos e assessorias -, e com insights colhidos em mais de 400 mentorias realizadas nos últimos cinco anos. Além disso, o guia também oferece mapeamentos de players do ecossistema, que contempla:

– Mapa de fundos com mais de +150 fundos, early e late stage, com a descrição das suas teses de investimento;
– Lista de fintechs com mais de 70 empresas que oferecem crédito e outros serviços para empresas;
– Lista de 23 bancos de desenvolvimento e agências de fomento, evidenciando o tipo de financiamento que eles concedem para empresas;
– Mapa de linhas de crédito com as linhas ofertadas pelo BNDES, Finep, BRDE e Banco do Nordeste, com detalhamento das condições de financiamento oferecidas.

“A Endeavor focou, nos últimos 5 meses deste ano, em ajudar os empreendedores a sobreviverem à crise. Agora, retomamos nossos esforços para as medidas que simplifiquem o sistema tributário brasileiro e que facilitem o acesso a capital, acelerando a retomada de crescimento das scale-ups e do país”, explica Renata Mendes, Gerente de Políticas Públicas na Endeavor. “Por isso construímos o MAC. Até hoje, não existia um material que mapeasse todas as opções de acesso a capital no país, muito menos o passo a passo de como conseguir o financiamento ou investimento”, completa.

Com patrocínio da EY e EDP Ventures – veículo de Venture Capital do Grupo EDP -, o Mapa de Acesso a Capital da Endeavor apresenta as características de cada uma das nove alternativas de acesso a capital e qual o processo (passo a passo) para acessá-las.

“A EY acredita que compartilhar o conhecimento técnico é a melhor forma de incentivo ao crescimento do empreendedorismo. Por isso, apostamos e investimos no potencial do Mapa de Acesso a Capital (MAC) como uma forma estratégica de mostrar ao empreendedor as melhores alternativas para que seu negócio tenha um crescimento lucrativo e sustentável”, afirma Raquel Teixeira, sócia-líder de Private da EY no Brasil e América do Sul e líder dos programas Winning Women e Empreendedor do Ano.

“A EDP Ventures virou referência no mercado de corporate venture Capital no Brasil por seguir as melhores práticas internacionais e por ser sempre ‘founder friendly’ no relacionamento com startups. Ser parceiro da Endeavor apoiando o MAC representa uma forma de ajudar a fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor no país. Sabemos da necessidade de preparação, bem como os desafios que se precisa superar a fim de captar investimentos. Por isso, acreditamos na importância da plataforma para dar acesso a contatos, conhecimento e melhores práticas a todos os empreendedores do país em seus diferentes momentos de negócio”, destaca Rosario Cannata, gestor de Investimento da EDP Ventures Brasil.

O mapa pode ser acessado no link.