A Afya Educacional, especializada em ensino superior no segmento de medicina, anunciou recentemente a aquisição de 100% do capital social total da Pebmed, startup produtora de aplicativos com foco em profissionais e estudantes do setor de saúde, por meio de sua subsidiária integral Afya Participações SA. O valor total da operação foi de R$ 132,9 milhões, com premissa de dívida líquida estimada de R$ 7,1 milhões. Do valor total, 86,8% foram pagos em dinheiro, e 13,2% com ações da Afya.

A startup, que foi fundada em 2012, conteúdos e aplicativos de decisão clínica visando um melhor desempenho do profissional de saúde, através de seus produtos:

WhiteBook: um software de aplicativo móvel e web que ajuda médicos e estudantes de medicina a tomar decisões clínicas mais rápidas e precisas na prática diária. Oferece calculadoras médicas, imagens e conteúdo atualizado, incluindo prescrições, condutas, pontuação clínica, procedimentos, exames laboratoriais, entre outros, para mais de 28 especialidades. A receita da WhiteBook representa mais de 95% da receita total do Pebmed e atualmente tem 165 mil usuários ativos por mês.

Nursebook: um software de aplicativo móvel que ajuda os enfermeiros a tomar decisões clínicas precisas. Este produto também fornece calculadoras médicas, procedimentos e software de conteúdo atualizado, projetado para ajudar os enfermeiros de todo o Brasil. Este produto foi lançado no terceiro trimestre de 2019 e atualmente tem 20 mil usuários ativos por mês.

Portal Pebmed: site que oferece gratuitamente referências, perspectivas e atualizações sobre notícias médicas e publicações científicas. O site tem mais de 4 milhões de visitantes por mês e 900 mil de retorno.

“Com a integração do Pebmed em nossa plataforma, continuaremos a expandir nossas ofertas para os profissionais médicos, agora com foco na interação com o paciente “, disse Virgílio Gibbon, CEO da Afya”.

“Fundamos o Pebmed porque vimos centenas de médicos enfrentando circunstâncias sem precedentes e queríamos ajudá-los nessas situações difíceis”, disse Bruno lagoeiro, CEO da Pebmed.

A aquisição permitirá à Afya entrar em um novo segmento de negócios, além de contribuir para o desenvolvimento e expansão do Afya Digital.