Em meio à pandemia do novo coronavírus, a startup de nanotecnologia Aya Tech lançou nesta semana um sabonete à base vegetal que protege contra a infecção de vírus e bactérias por até seis horas. O sabonete líquido antisséptico Gy é feito a base de óleo essencial de menta e de melaleuca, árvore muito comum na Austrália, que tem propriedades antibióticas, bactericidas e fungicidas.

O produto também contém clorexidina, um dos compostos dos sprays antissépticos vendidos em farmácias e largamente usado na área médica e odontológica. A clorexidina tem efeito residual persistente, ou seja, seu princípio ativo permanece ativo por várias horas após a aplicação.

O sabonete é dermatologicamente testado e pode ser aplicado em todo corpo. Além da alta durabilidade, o sabonete Gy possui a coloração verde, o que permite visualizar áreas da pele que não foram devidamente lavadas.

“Diferente do álcool 70% e de outros sabonetes antissépticos, que possuem ação apenas no momento da aplicação, o sabonete Gy protege contra infecção de bactérias e vírus por até seis horas. Ele tem efeito prolongado, e combinado com outras medidas como uso de máscara e distanciamento social, é uma ferramenta importante para conter o avanço da covid-19“, explica a CEO da Aya Tech Fernanda Checchinato.

O produto teve eficácia comprovada em laboratório e é certificado pela Anvisa. Ele também neutraliza, além do coronavírus, os vírus da influenza, H1N1, herpes, HIV e adenovírus (grupo de vírus que causa resfriados, conjuntivites, pneumonia e outras doenças). Além do sabonete, a startup desenvolveu um gel e um spray antisséptico sem álcool com os mesmos princípios ativos do Gy.

Segundo Fernanda, é a primeira linha de higienizantes antissépticos sem álcool do mundo. “A nossa ideia era lançar produtos para pessoas que têm a pele mais sensível, como os idosos, ou problemas com dermatite. Como o efeito protetivo do sabonete Gy dura até seis hora, ele previne a recontaminação por vírus e bactérias sem a necessidade de aplicar o produto inúmeras vezes”, disse.

A Aya Tech também comercializa um spray descontaminante de máscaras de pano, o Microbac, e um aerossol biorrepelente que protege contra a dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya, o Fly. O produto repele insetos por até nove horas, enquanto as outras loções antimosquitos do mercado têm efeito por, no máximo, quatro horas.

Os produtos da startup estão à venda nos principais e-commerces do país. Também é possível adquirir o sabonete Gy e o Microbac no site da Aya Tech e em farmácias, lojas de esporte e outros pontos comerciais.