O Google anunciou o lançamento de uma nova plataforma interativa de compras, o Google Shoploop. Desenvolvida pela unidade da empresa conhecida como Area 120, um laboratório interno voltado para projetos experimentais, a interface permite descobrir, avaliar e comprar produtos, tudo em um só lugar. A experiência é mais interativa do que apenas percorrer imagens, títulos e descrições em um site de comércio eletrônico tradicional.

Todos os vídeos têm menos de 90 segundos e ajudam a descobrir novos produtos de uma maneira divertida. A nova plataforma pretende ajudar as pessoas a experimentarem a aparência dos produtos que estão comprando na vida real sem precisar ir a uma loja física, além de ajudá-las a obter análises de pessoas reais que conhecem as mercadorias.

Por exemplo, enquanto um usuário mostra o uso do produto ao vivo em seu vídeo para se livrar das espinhas, um outro inclui dicas e conselhos práticos sobre como usar um acessório de massagem facial de forma correta. Confira o vídeo:

Depois de encontrar o que lhe interessa, o cliente pode salvar o produto para comprá-lo mais tarde ou clicar diretamente no site do comerciante para concluir a compra. Ele também pode seguir seus criadores favoritos do Shoploop e compartilhar os vídeos que gosta com seus amigos e familiares.

O foco da plataforma são os criadores de conteúdo, editores e proprietários de lojas online do setor de beleza que trabalham com maquiagem, cuidados com a pele, cabelos e unhas. O objetivo da empresa é fornecer a eles uma plataforma na qual possam revisar e recomendar produtos e ajudar outras pessoas a comprar diretamente de seus vídeos.

O site atual está disponível apenas para dispositivos móveis, mas a empresa já trabalha para trazê-lo aos usuários de desktop em breve. Por enquanto, a ferramenta não está disponível no Brasil e não tem previsão para o início das operações no país.