Para atender ao aumento da demanda de novos profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) motivado pelo crescimento dos investimentos das empresas em sistemas de computação em nuvem, a Microsoft fechou um apoio com a Digital Innovation One que irá oferecer 20 mil bolsas de estudo gratuitas aos interessados em se qualificar nesse segmento. Os cursos online gratuitos vão ensinar conceitos de programação para computação em nuvem, especialmente sobre a plataforma Microsoft Azure.

O lançamento dos cursos aconteceu no último dia 20 de junho no DIO PRO Summit, evento gratuito que reúne toda comunidade de desenvolvedores de software da Digital Innovation One. A iniciativa entre a empresa gigante da informática e a startup brasileira acontece em meio ao crescimento acelerado da procura por serviços online nos últimos meses, sobretudo, em razão da quarentena devido à pandemia do novo coronavírus.

A crescente demanda por compras online, educação a distância, videoconferências, pagamentos de contas através de aplicativos, entre outros serviços na internet exige que empresas ampliem rapidamente a capacidade de atendimento dos seus sistemas e, consequentemente, os seus serviços em nuvem. Esse movimento abre novas oportunidades para profissionais de TI qualificados.

O CEO da Digital Innovation One, Iglá Generoso, explica que o mercado de TI tem registrado uma alta na procura por profissionais com conhecimento em programação para computação em nuvem. ”A parceria com a Microsoft abre novas oportunidades de trabalho para os desenvolvedores de software da nossa comunidade e faz com que o conhecimento chegue mais rápido aos parceiros do nosso ecossistema entre empresas, universidades, professores, cidades, ONGs e institutos”, ressalta.

Os desenvolvedores de software capacitados no curso e que se sobressaírem nos programas educacionais da plataforma poderão receber convites para processos seletivos de trabalho em empresas parceiras. As bolsas de estudo da parceria abrangem o cursos Microsoft Azure e Microsoft Azure Functions. Os inscritos aprenderão ainda sobre a aplicabilidade da tecnologia através das linguagens de programação C#, JavaScript, Node.js e Java. Os participantes também terão acesso a mentorias com colaboradores especialistas dos programas da Microsoft através de sessões programadas ao vivo na internet.

“A Microsoft tem como missão empoderar todas as pessoas e organizações do planeta para alcançar mais e um dos grandes pilares deste trabalho é a capacitação profissional. Queremos apoiar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e ficamos muito entusiasmados em proporcionar este treinamento com a Digital Innovation One”, afirma Cynthia Zanoni, head de Cloud & AI Developer Relations na Microsoft.

As vagas são limitadas e os interessados devem acessar o link para inscrição gratuita.