A atual pandemia trouxe mudanças significativas para diversos aspectos da vida cotidiana e entre elas está a qualificação, que deve ser a palavra de ordem no mundo pós-coronavírus. Diante desse cenário, muitas pessoas estão procurando novas capacitações a fim de se preparar para o futuro do mercado de trabalho e adquirir novas expertises. 

Diversas empresas, portanto, embarcaram nessa nova cultura e estão oferecendo cursos gratuitos que vão desde estratégia empresarial até finanças pessoais. O Startupi separou uma lista para você. Confira: 

Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), através de sua plataforma EaD, está com 14 cursos livres gratuitos, em diversas áreas, com emissão de certificados.

Entre as qualificações está estratégia empresarial; inovação na era digital; Inteligência Artificial e ferramentas avançadas de Ciência de Dados; e gestão de equipes remotas. 

Os cursos têm um tempo médio que varia de 4 a 8 horas de duração e podem ser acessados no link.

InovAtiva Brasil

Para ajudar na capacitação de empreendedores em diversas áreas como finanças, impacto socioambiental e propriedade intelectual, o InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups, disponibilizou em seu site 6 cursos gratuitos, entre eles modelagem financeira e acesso a mercado. 

Todos fornecem certificados e podem ser acessados até 30 de dezembro de 2020.

Sebrae

Através da iniciativa Up Digital Sebrae, a entidade irá disponibilizar encontros coletivos e mentorias individuais sobre tecnologia e marketing digital direcionados para o negócio. 

Os donos de pequenos negócios interessados em participar do programa podem realizar a pré-inscrição no link. As vagas são para microempreendedores individuais (MEI), microempresa (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e artesões. 

Após a pré-inscrição, uma equipe do Sebrae fará contato com o empresário para entender o nível de maturidade digital da empresa e incluí-lo em um dos grupos formados para iniciar a jornada.

Kultivi 

A Kultivi é uma plataforma que produz conteúdo educacional gratuito apoiada por parceiros comerciais e investidores.

No site pode ser acessado cursos como: coaching para empreendedores; empreendedorismo e impacto social; além de idiomas como inglês e espanhol. Para quem está prestará o ENEM, a plataforma ainda disponibiliza um material completo com 600 aulas. Ao final do curso, a edtech disponibiliza certificado, classificado como curso livre, com reconhecimento do MEC. 

Microsoft 

A Microsoft também disponibilizou alguns conteúdos para apoiar quem busca recolocação no mercado.

Apoiada por um pesquisa que identificou as dez carreiras com demandas mais abrangentes por profissionais (desenvolvedor de software, representante de vendas, gerente de projetos, administrador de TI, especialista em atendimento ao cliente, marketing digital, suporte em TI, analista de dados, analista financeiro e designer gráfico), a empresa oferecerá os cursos gratuitos através do LinkedIn. 

Os conteúdos ficarão nesta página do LinkedIn até o dia 31 de março de 2021 e possuem certificado de conclusão. Usuários do mundo inteiro possuem acesso, entretanto as aulas estão disponíveis apenas em inglês, espanhol, francês e alemão.

FECAP

FECAP disponibilizou cursos online e totalmente gratuitos para quem está em casa e quer usar o tempo livre para estudar. Autogestão de carreira, demonstração do fluxo de caixa e introdução ao mercado de capitais são alguns dos conteúdos.

Todos os cursos têm emissão de certificado e as inscrições são feitas no site.

Pinterest

Através do Pinterest Academy, a rede social oferece uma coleção de cursos online gratuitos para empresas e agências aprenderem a se conectar com seu público no Pinterest. Os cursos incluem informações sobre como fazer o design de Pins, criar anúncios, mensurar o sucesso e incorporar práticas recomendadas.

As inscrições devem ser feitas no link. 

Fundação Estudar

A Fundação Estudar lançou o renomado curso CC50 (Ciência da Computação), da Universidade de Harvard. As aulas são gratuitas e os interessados podem fazer as inscrições na página do Estudar Fora. Ao todo, são 11 semanas de conteúdo traduzidas para o português pelo bolsista da organização Gabriel Guimarães. Os inscritos terão a oportunidade de aprender desde noções básicas da computação, até técnicas mais avançadas.

A ideia do curso é fornecer ferramentas que auxiliem alunos de diferentes formações e carreiras. Com isso, grande parte do CC5O apresenta a linguagem C. Os conteúdos também facilitam o processo de aprendizagem de outras linguagens como HTML, Java e SQL, relevantes em diversas profissões.

HostGator

Através do Collabplay, a HostGator, multinacional de hospedagem de sites e serviços de presença online, disponibiliza cursos online sobre tecnologia, negócios, marketing e design, voltados para quem quer empreender na internet.

Todos os treinamentos são gratuitos e destinados tanto para pessoas que desejam iniciar um novo negócio quanto para quem já tem um e busca aumentar as oportunidades comerciais. E-commerce e vendas online, Introdução ao WordPress e Introdução ao Google Ads são alguns dos conteúdos disponíveis no link. 

FlowTalents

O Programa forma jovens talentos sem experiência ou formação específica em TI de acordo com a demanda de empresas em três pilares: comportamento, lógica e tecnologia.

São cerca de 15 meses de formação intensiva que inclui uma parte teórica e uma parte totalmente prática atuando nas empresas sob a supervisão da consultoria.

O programa é gratuito e remunerado para os participantes. A quinta turma já está aberta para inscrição pelo site da Viaflow e realiza a formação de pessoas de forma online para os estados do RS e SP.

Senai

O (SENAI) está com vagas abertas para diversos cursos. Apesar da pandemia de coronavírus, a instituição disponibilizou opções na modalidade EaD (educação a distância) para que todos possam se capacitar durante esse período.

O programa Indústria+Forte, executado pelo SENAI de Goiás em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), está oferecendo 20 mil vagas gratuitas em 25 diferentes cursos de qualificação profissional a distância, entre eles desenhista mecânico, operador de microcomputador e supervisor inovador. As inscrições devem ser feitas no link. 

Em Santa Catarina também é possível se especializar e garantir seu futuro profissional. O SESI e o SENAI do estado oferecem 16,5 mil vagas em programas de formação para o mundo do trabalho. Ao todo, são 561 opções de cursos, incluindo capacitações de curta duração a cursos técnicos, EJA profissionalizante, graduação ou pós-graduação e cursos para o contraturno escolar e preparação para o ENEM. Outras informações você encontra no site do SENAI de Santa Catarina.

Em Mato Grosso do Sul, a organização também está disponibilizando um curso gratuito sobre finanças pessoais. O público-alvo é profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam desenvolver a habilidade de administrar melhor seus rendimentos e gastos.

Faça a inscrição no link. 

Digital Product Week 2020

A Digital Product Week 2020, que acontecerá de 10 a 14 de agosto, promete trazer grandes novidades para o público interessado no universo da Economia Digital. O curso, um intensivo gratuito de cinco dias oferecido pela Tera, startup de tecnologia para educação com foco em ajudar profissionais a evoluir habilidades para a Economia Digital, destacará o aperfeiçoamento de soft skills, a liderança em tempos de crise, além de assuntos atuais sobre o futuro do trabalho, como a evolução do Product Management pelo mundo e os novos tipos de diplomas procurados pelo mercado.

Dividida em cinco módulos, a Digital Product Week será composta por aulas ao vivo, painéis de debate, masterclasses, conteúdo complementar e ferramentas para aplicação prática do conhecimento. Além disso, o curso contará com experts de renomadas empresas digitais e convidados de diferentes setores, como Christiane Pinto, do Google, Marty Cagan, do Silicon Valley Product Group, Gustavo Ziller, que é montanhista, Karen Kanaan, da Escola 42, Jan Hilbert, da THNK, entre outros.

Diferente dos anos anteriores, nesta edição as pessoas inscritas ganharão acesso à plataforma de aprendizagem desenvolvida pela Tera, o Learning Experience System (LXS). Com essa ferramenta, os inscritos irão embarcar em uma jornada com aulas ao vivo, debates, leituras e ferramentas para aplicar no trabalho.

Inscrições no link.

Instituto ProPague

O Instituto ProPague, uma iniciativa da companhia de tecnologia em serviços financeiros Stone, lançou curso para explicar o contexto do Open Banking no Brasil.

A intenção é facilitar o acesso ao conhecimento sobre uma das principais inovações do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Com início em 17 de agosto, as aulas irão abordar os motivos que fizeram o Open Banking surgir, bem como as oportunidades e desafios de sua implementação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no link.

Os alunos que completarem pelo menos 75% do curso receberão certificado.

RME

A Rede de Mulher Empreendedora (RME) através da Trilha Empreendedora está disponibilizando um curso com 60 vídeo aulas com especialistas em marketing, vendas, finanças, questões jurídicas, networking, precificação, investimento, recursos humanos, gestão de crise e relacionamento .

A Trilha está disponível gratuitamente para smartphone, tablet e computador no link.

Samsung Ocean

Através do Samsung Ocean, a Samsung iniciou a sua quinta onda de cursos gratuitos e online. Na agenda de agosto, destacam-se as atividades voltadas para recursos presentes em produtos Samsung, como os cursos sobre a Bixby, assistente virtual criada pela empresa e disponível em dispositivos como smartphones, e as oficinas de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Tizen, sistema operacional presente em wearables, televisores, na geladeira Family Hub e em outros produtos da marca.

Além de outras ofertas, como cursos sobre Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Jogos Digitais, destacam-se também as oficinas de User Experience aplicada a diferentes verticais tecnológicas, como Inteligência Artificial, e também o laboratório de Internet das Coisas com Arduino, executado pela primeira vez utilizando uma plataforma digital.

As inscrições podem ser feitas pelo site ou via aplicativo do Samsung Ocean, que está disponível para download na Play Store.

Ambra University

A Ambra University, universidade norte-americana que oferece ensino superior em língua portuguesa, abre inscrições para o curso online Proteção de dados pessoais e aspectos jurídicos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que será realizado ao vivo, todas as quintas-feiras, de 27 de agosto a 1 de outubro, às 17h30. O objetivo das aulas é levar conhecimento à sociedade e esclarecer as empresas acerca de suas responsabilidades, diante da vigência da nova norma.

O curso possui 15 horas de duração e destina-se tanto ao mercado jurídico como um todo quanto às organizações que, invariavelmente, serão impactadas pelas determinações da LGPD, como por exemplo, negócios online de diversas naturezas e companhias de tecnologia que detém dados de clientes. As aulas serão ministradas pelos professores doutores Iris Saraiva Russowsky e Luiz Paulo Germano.

As inscrições podem ser realizadas pelo link.

Serasa

Para ajudar na formação técnica de novas profissionais e ampliar as oportunidades de mão de obra especializada em linguagem Python, a Serasa, startup e braço da Serasa Experian, lançou o programa Maria Vai Com As Devs, iniciativa que visa capacitar mulheres para o mercado de tecnologia.

O curso irá abordar, com bastante profundidade, a linguagem Python, uma das utilizadas pelos times de desenvolvimento. O programa, que será ministrado aos sábados com duração de 4 horas por encontro, será gratuito para 10 mulheres selecionadas a partir de um processo seletivo.

As inscrições estarão abertas até 15 de agosto, e podem ser feitas no link. As aulas iniciam em 5 de setembro de 2020.


Além dessa relação de cursos, o Startupi preparou uma lista com diversas empresas que estão contratando durante a pandemia. Se interessou? Clique aqui.