A OLX anunciou o lançamento da OLX Pay, sua solução de pagamentos digital com foco em aumentar a praticidade e viabilizar transações mais seguras para vendedores e compradores de itens novos e usados na plataforma para todo o País. A novidade é uma alternativa para quem prefere pagar via cartão de crédito com segurança ou enviar/receber o produto sem ter a necessidade de se encontrar pessoalmente com o outro usuário.

“A OLX sempre se destacou por ser uma plataforma de compra e venda online simples e fácil de usar, conectando milhões de pessoas no Brasil. A OLX Pay foi criada seguindo essa linha de simplicidade na utilização, contribuindo para ampliar a confiança nas transações virtuais e também atender às demandas feitas pelos nossos usuários, como as possibilidades de parcelar o pagamento e contratar frete”, comenta Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.

Pela nova solução, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes ou com a utilização do saldo existente na carteira digital. Seja qual for o método escolhido pelo comprador, o vendedor recebe o valor na conta em até 24 horas após a finalização da venda e pode transferi-lo para o seu banco. Para garantir a segurança, todo o processo é feito dentro do aplicativo.

Outro recurso é a Compra Segura, garantia que assegura para o vendedor o recebimento do pagamento e protege o comprador, permitindo a devolução do valor pago caso o usuário tenha algum problema ou divergência na compra do produto, seja ele novo ou usado. Em casos de problemas na transação, a OLX intermediará a comunicação entre as duas partes.

Andries conta que este era um projeto já em andamento, mas acabou sendo antecipado por conta da pandemia. “Criamos uma verdadeira força-tarefa nos últimos três meses para levarmos a OLX Pay aos brasileiros o quanto antes. Acreditamos no potencial da solução, principalmente nesse momento em que o pagamento sem contato físico e o delivery são ainda mais relevantes em tempos de isolamento social.”

Entrega em casa

Os usuários que anunciam na plataforma poderão dar a opção de oferecer aos compradores entrega 100% integrada à plataforma. Neste caso, após a confirmação da compra, o responsável pelo anúncio receberá as instruções para enviar o item desapegado por meio dos Correios. “O envio de produtos por meio do delivery traz mais oportunidades de transações para os vendedores e compradores, pois a distância deixa de ser um obstáculo”, afirma o CEO.

O cadastro na OLX Pay é gratuito, sendo cobrado uma tarifa de serviço que será descontado do vendedor sobre o valor da venda final. Entretanto, até 15 de agosto, haverá isenção de tarifa. Por enquanto, a OLX Pay está disponível para os usuários que utilizam a versão Android do aplicativo. As versões para navegadores Web, Mobile site e iOS serão disponibilizadas nos próximos meses.

Fase beta

Desde meados de maio, a OLX Pay foi disponível para algumas cidades do interior de São Paulo para uma fase de testes e aprimoramento da solução de pagamento digital. Neste período, as categorias que mais tiveram a utilização da OLX Pay foram, respectivamente, roupas e calçados, artigos infantis, peças e acessórios para carros, vans e utilitários, celulares e telefonia, e beleza e saúde.