O Méliuz, empresa especializada em cashback no Brasil, tem apostado em outras formas oferecer o benefício para seus usuários. Há quase nove anos no mercado, o Méliuz, que já recompensa seus usuários com cashback em compras online e em redes de lojas físicas parceiras, como supermercados e farmácias, lançou o Cashback via Nota Fiscal. Com ele, o consumidor pode receber o cashback ao comprar produtos específicos em qualquer estabelecimento – físico, online ou por delivery.

“O cashback a partir da leitura da Nota Fiscal é mais uma maneira de recompensar os nossos usuários em todos os momentos de compra, pois eles podem ganhar dinheiro de volta em produtos específicos em qualquer loja que emita nota fiscal com QR Code ou com Chave de Acesso, mesmo não sendo parceira do Méliuz. Além disso, com essa tecnologia, conseguimos ampliar o nosso alcance e oferecer à indústria uma forma de incentivar suas vendas em praticamente todo o Brasil, sem precisar investir em treinamentos ou trade”, explica André Amaral, diretor de Estratégia do Méliuz.

Marcas como Nissin e Pernod Ricard, um dos maiores grupos de bebidas alcoólicas do mundo, já realizaram campanhas utilizando a nova tecnologia e ofereceram cashback na compra de alguns produtos de suas linhas. Para ganhar, o consumidor precisa ativar a oferta no app do Méliuz antes de fazer a compra em qualquer estabelecimento que venda o item da oferta, seja loja física, online ou por delivery. Depois, é só escanear o QR Code ou digitar a Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica pelo aplicativo do Méliuz.

“Para a indústria, essa estratégia é positiva por incentivar as vendas sem depreciar o produto, uma vez que o consumidor paga o preço cheio do produto para depois receber a recompensa em cashback. Com a tecnologia de leitura da Nota Fiscal, conseguimos coletar dados importantes para as marcas como preço médio por praça, preço praticado por estabelecimento, além de abrir um canal de comunicação direto com o cliente final. Para as indústrias parceiras, colocamos à disposição uma solução de ponta-a-ponta para execução das campanhas, o que inclui desde times de design para criação de peças, CRM dedicado para comunicações multi-canal, além de um forte time de BI que nutre os parceiros com dashboards e análise de dados”, enfatiza Amaral.

Cashback para pequenos empreendedores

Essa nova possibilidade de oferecer o cashback para qualquer estabelecimento que emita nota fiscal com QR Code ou Chave de Acesso também beneficiou pequenos empreendedores. Com a pandemia da covid-19, por exemplo, muitos empresários tiveram que fechar suas portas e o delivery foi a solução para eles se manterem ativos.

Nesse cenário, oferecer o cashback passa a ser mais um diferencial em meio à concorrência. O Pizza Pazza, em Belo Horizonte, realizou uma campanha no mês de maio e ofereceu cashback nas compras realizadas exclusivamente por aplicativos de delivery, como UberEats, Rappi, iFood ou pelo próprio aplicativo do restaurante, já que suas lojas estão fechadas.

Com essa nova tecnologia, o Méliuz passa a oferecer cashback de quatro maneiras: nas compras em lojas online parceiras, iniciadas pelo site ou app da empresa; nas compras nas 11 redes de lojas físicas parceiras; em todas as compras pagas com o Cartão de crédito do Méliuz; e por meio da leitura da Nota Fiscal Eletrônica em campanhas de produtos específicos.