A VTEX, plataforma brasileira de comércio unificado, acaba de anunciar a aquisição das operações das startups dLieve, especializada no setor de logística e entrega, e da Biggy, empresa do ramo de pesquisa baseada em inteligência artificial (IA), sugestão de produto e personalização de vitrine digital. Sem revelar o valor das transações, a companhia também apresenta uma nova ferramenta de solução logística em parceria com transportadoras de todo o país.

Os investimentos consolidam a liderança e o protagonismo da VTEX no Brasil e na América Latina no mercado de comércio eletrônico em um momento de rápida transformação e adequação do setor devido a pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Além disso, fortalecem o plano de expansão global da companhia com estratégias voltadas para os Estados Unidos e Europa.

“Nosso movimento tem sido de expansão nos Estados Unidos após a aquisição da UnitedU, e consolidação na América Latina, após a aquisição da Ciashop. Nossas duas novas aquisições acontecem no sentido de alavancarmos esse alcance para continuarmos em direção à uma Plataforma de Comércio Unificado”, afirma Mariano Gomide, cofundador da VTEX.

Soluções em Logística

Entre as aquisições, a compra da dLlieve reforça a entrada da VTEX no mercado de logística e entrega, na qual todo expertise da startup será colocado no desenvolvimento da nova ferramenta VTEX Tracking, que pretende transformar a experiência de entrega em uma vantagem competitiva para os varejistas, utilizando a tecnologia para entregar informações em tempo real aos clientes, solucionando problemas de operação last mile (o último processo na etapa de entrega de uma encomenda).

A solução, que ainda está em modo beta, já está em funcionamento na operação de marcas como Carrefour, Whirlpool e LivUp já apresentou uma média de 15% de redução no índice de reentregas, o que se traduz em economia de custo, e um crescimento de 10% do seu Net Promoter Score (NPS), métrica que avalia a satisfação dos clientes e o quanto eles indicariam a marca para familiares e amigos.

Para reforçar ainda mais a sua atuação no setor, a empresa também desenvolveu o VTEX Log, uma solução com o objetivo de descomplicar a logística do e-commerce, conectando lojistas com uma vasta rede de transportadoras e aumentando a capilaridade dos seus negócios.

A ferramenta possui transportadoras que atuam em diferentes regiões do país, viabilizando entregas para lugares onde antes muitos lojistas não tinham cobertura, e impacta métricas de negócio gerando uma economia média no custo de frete que pode chegar a 84%.

Os clientes que utilizam a solução ganham a possibilidade de lidar com diferentes cenários de entrega, se alavancando da rede de parceiros para serem mais competitivos em custo, SLA de entrega e qualidade do serviço.

Inteligência Artificial no e-commerce

Já a aquisição da Biggy, consolida a VTEX como referência no mundo comércio digital, incorporando Inteligência Artificial à plataforma por meio da solução VTEX Search, um recurso que traz mais inteligência para as buscas feitas em um site, fazendo com que o cliente encontre mais rapidamente o que procura.

Com o uso de IA em vez de palavras-chave, a ferramenta não se limita ao cadastro do produto e consegue entender melhor o que o cliente busca. O resultado é um aumento no volume de navegações a partir da busca e um forte crescimento das vendas geradas a partir desses resultados.

A solução de busca já trouxe resultados positivos em clientes como a rede de farmácias Pague Menos, que experimentou um crescimento de 25% nas sessões de busca de seu ecommerce depois de migrar para a solução e cresceu em 30% suas vendas originadas da busca de produtos no site.