Como ajudar o ecossistema em tempos de crise?

* Por Ana Flávia Carrilo

Desde que a pandemia mundial de covid-19 foi determinada, a rotina, os planos e qualquer planejamento econômico de todos mudarão de um dia para o outro. O cenário, especialmente para startups que naturalmente já vivem em um ambiente de extrema incertezas, pode não ser o melhor no momento, mas esse é o momento de persistir, continuar inovando e o mais importante: nos ajudarmos! 

Pensando nisso, diversas instituições, incluindo a Abstartups, estão unindo esforços para oferecer descontos, ações e outras iniciativas que ajudem a minimizar os efeitos negativos desse momento, tanto na vida profissional quanto pessoal, afinal problemas sociais como a fome e a miséria, tendem a se intensificar. 

Neste artigo, vou compartilhar algumas iniciativas bacanas que temos apoiado, afinal esse é o momento ideal de praticarmos o tão conhecido give back e mostrar a forma de uma comunidade. Uma máxima do “startupês” que acho válida nesse momento é: sozinho vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe! 

Falando de geração de negócios para startups, muitas grandes empresas como IBM, Natura e Bossa Nossa estão com desafios abertos em busca de soluções inovadoras. E essa solução pode ser sua startup! Para conhecer esses e outros desafios, você pode visitar a página de Programas do Startupbase, bem aqui.

Infelizmente, tem aumentado o número de bons profissionais da área em busca de recolocação profissional. Para ajudar nessa busca, desenvolvemos um banco de talentos para nosso ecossistema de startups. Conheça aqui o Startups Jobs que conecta talentos e recrutadores neste período de crise.

Resolver problemas reais do dia a dia das pessoas está no coração das startups. E um problema real intensificado pela pandemia é a fome no Brasil. Pensando em iniciativas para combater a fome, convocamos startups e iniciativas de fomento que estão trabalhando em prol dessa causa. Aqui, você encontra uma seleção delas para fazer sua contribuição ou ajudar na divulgação.

Por fim, fica a dica desta página que reúne apenas notícias boas sobre o covid-19. Vivemos tempos difíceis, mas juntos faremos a diferença. E se você também tiver indicações de iniciativas de apoio, compartilhe conosco. 


Ana-Flávia_Abstartups-150x150Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.