Há alguns anos, propriamente no início da última década, falar sobre inteligência artificial era surreal e distante da realidade daquele momento. Porém, com o passar do tempo, novas tecnologias foram desenvolvidas a fim de atender as necessidades de determinado setor ou melhorar o envolvimento entre marca e cliente. E em meio a este cenário, nasceu a Alana, startup global de inteligência artificial desenhada exclusivamente para marketing.
Com tecnologia proprietária e skills desenvolvidos para as necessidades das empresa que buscam agilidade e comunicação eficiente com seus clientes em diversos canais, a Alana foi fundada em 2015, por Marcel Jientara e Marcellus Amadeus.
Entre os serviços que oferecem, estão os skills: Alana Broadcast, Alana Replay, Alana Report, Alana Chatbot, Alana Notifications – que pode ser usada de maneira integrada, ou em módulos separados. Com as soluções proprietárias da Alana é possível importar e sincronizar dados das marcas com o uso das melhores ferramentas de CRM, Atendimento ao Cliente, E-Commerce e Marketing.
A empresa nasceu com o objetivo de melhorar a conexão e integração entre as marcas e os seus clientes, e em 2018 – três anos após o início das operações – a startup recebeu investimentos de executivos de empresas de porte global junto com a Distrito Ventures.
Inspiração
Após construir uma sólida carreira em agências de publicidade, Marcel Jientara observou que uma fragmentação de tecnologias disponíveis para marketing estavam aumentando o volume de trabalho manual, causando ineficiência na comunicação e relacionamento entre marcas e cliente. A partir daí, em agosto de 2015, a Alana começou a nascer.
Com o objetivo de otimizar processos no departamento de marketing e aproximar marca e cliente, a Alana tornou-se referência global em Inteligência Artificial, capaz de dar autonomia ao departamento de marketing – substituindo ferramentas, processos e força de trabalho operacional por uma solução cognitiva.
Mercado
Inserida em um mercado em expansão e aquecido, a startup possui em sua carteira de clientes empresas de grande porte: Nestlé; Seara; Oi; Coca-cola; Record TV; Nívea entre outros. De acordo com o relatório da State of Service, 54% das empresas ao redor do mundo buscam alternativas e empresas para inserir o uso de tecnologia na rotina de trabalho. Segundo o mesmo relatório, a projeção de crescimento para uso de Inteligência Artificial para atendimento ao cliente é de 143% para os próximos 18 meses.
“Enxergamos uma consolidação de ferramentas e uma tendência de simplificação da operação, automatizando interfaces e possibilitando que os profissionais possam trabalhar de forma mais qualificada”, comenta Marcel Jientara, CEO e fundador da Alana.
Sediada em Londres (UK), a startup tem bases operacionais em Austin (EUA) e Tallin (Estônia). Como parte do plano de expansão global da marca, a Alana pretende abrir seu primeiro escritório de Dublin, capital irlandesa. Para o mercado brasileiro, a empresa prevê faturar 10 milhões de reais e busca firmar novas parcerias com diversos canais de venda, assim como fez com a Oracle em 2018 e faturou 1,5 milhões de dólares em vendas brutas após um ano de parceria.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.