Viavi Solutions revelou novos dados da indústria que demonstram um rápido aumento na disseminação da tecnologia 5G. Em janeiro de 2020, redes deste tipo foram implantadas em 378 cidades ao longo de 34 países, de acordo com o novo relatório chamado “O estado das implantações 5G”, agora em seu quarto ano.

O país com maior disponibilidade por cidade é a Coreia do Sul, com 85 municípios, seguida pela China (57), Estados Unidos (50) e Reino Unido com 31 cidades. Em termos de cobertura regional, a EMEA (Europa, Oriente Médio e África) lidera esta corrida com 168 cidades onde as redes 5G foram implantadas. Em segundo vem a Ásia com 156 e em seguida as Américas, com 54 cidades cobertas. As implantações incluem redes móveis e fixas sem fio.

À medida em que a batalha pela supremacia 5G esquenta, as descobertas da empresa indicam que vários operadores estão cobrindo os maiores centros populacionais com até cinco provedores de serviços de comunicações (CSPs), implantando a rede em cidades como Los Angeles e Nova York.

“Para os operadores 5G, há uma mistura arrebatadora de otimismo com medo”, disse Sameh Yamany, CTO da Viavi. “O otimismo está relacionado a uma infinidade de novas aplicações comerciais que podem mudar a economia do operador para melhor, mesmo que elas não sintam o impacto comercial por algum tempo. O medo imediato é que eles sejam deixados para trás na batalha de marketing de curto prazo pelos operadores rivais se não forem rápidos o suficiente em suas atividades”.

Sameh complementou: “No entanto, muito rapidamente, o impulsor abrangente mudará de simplesmente ter disponibilidade de rede 5G para ter as melhores redes 5G. Mesmo que as operadoras continuem com a construção da rede 5G, elas terão que mudar as direções de validação e verificação da rede para análises avançadas e solução automatizada dos problemas de rede.”

Os dados foram compilados a partir de fontes publicamente disponíveis apenas para fins informativos, como parte da prática Viavi de rastrear tendências para permitir o desenvolvimento de tecnologia de ponta. ‘O estado das implantações 5G’ serve como um documento complementar ao Viavi Gigabit Monitor, um banco de dados visual de implantações de Internet gigabit em todo o mundo.