* Por Jordana Hedler

Você provavelmente, curtiu um post da sua celebridade favorita ou do restaurante mais movimentado da cidade, entretanto, nem imagina que quem o elaborou foi um profissional como gestor de mídias sociais.

Mais que uma imagem e uma legenda legal, o gestor de mídias sociais é responsável por cuidar de um processo que leva você, usuário, a se identificar com as ideias de uma pessoa famosa ou de uma empresa, loja etc.

Convidamos você a ler o artigo a seguir, e saber um pouco mais sobre a profissão que ganhou o 1º lugar no LinkedIn como a profissão do ano.

O que é Gestão de Mídias Sociais

É o trabalho de gerenciar uma página pública e interativa na internet, como por exemplo, as plataformas sociais Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.

A saber, essa é a profissão que mais se destacou pela demanda de profissionais em 2019 e está no topo da lista de 2020 segundo pesquisa divulgada no site do LinkedIn.

A gestão de mídias sociais, baseia-se em cuidar da imagem e da presença das empresas na Internet.

Uma vez que, todo seguidor é consumidor de alguma coisa, usar as mídias sociais para conquistar ou fidelizar um cliente, é parte também de uma estratégia de venda.

O papel do Gestor de Mídias Sociais

O gestor de mídias sociais, é responsável por todo o planejamento daquilo que será entregue ao público do seu cliente.

Assim, algumas das responsabilidades do gestor de mídias sociais são:

  • Da pauta, tema ou campanha que será abordado durante um determinado período;
  • Aprovação dos conteúdos elaborados, tais como, arte visual e conteúdo escrito;
  • Monitoramento das redes sociais dos clientes, a fim de ter um feedback do planejado;
  • Gerar relatórios periódicos para seus clientes, de acordo com os objetivos traçados para as publicações;

Pois é, esse profissional heavy user de redes sociais, estuda e pesquisa muito para fazer um post que vale sua curtida ou comentário.

A profissão de gestor de mídias sociais

Uma das melhores formas de empreendedorismo dos últimos anos é atuar nesta profissão, que cresceu, justamente por ajudar outros pequenos e médios negócios.

Antigamente, as empresas, não tinham muitas opções para falar com seus clientes, se não fosse pela mídia paga na televisão, rádio ou jornal, o que era inviável economicamente.

Hoje, além de estreitar o relacionamento com as pessoas, sendo essa a maior vantagem da mídia social, comparado a qualquer outro meio de divulgação, também abre portas para bons negócios terem sua presença na internet.

Para que o profissional tenha aptidão em cuidar das redes sociais de seus clientes, é preciso que tenha:

  • Criatividade para criar e buscar novas tendências;
  • Dinamismo para resolver problemas quando eles acontecem;
  • Boa comunicação com o cliente e com os seguidores da página;
  • Conhecimentos em Marketing de conteúdo, Marketing Digital e Inbound Marketing;
  • Saber de todas as ferramentas das plataformas em que estão os seus clientes;

Ou seja, conhecimentos e habilidades são imprescindíveis para o profissional, uma vez que, a profissão do futuro se atualiza de forma constante.

Enfim, atuar como gestor de mídias sociais, tem seu papel importante, na sociedade e no universo digital.

* Jordana Hedler é Relações Públicas e Social Media.